Setembro amarelo: Servidores do CAP recebem ação da campanha de valorização da vida
A campanha tem como tema “Se precisar, peça ajuda” e tem seu Dia D marcado para dia 27 de setembro, no CAPS III
Durante a manhã desta sexta, 20, foi a vez da equipe do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV), receber palestras alusivas à Campanha Setembro Amarelo voltada à valorização da vida e prevenção ao suicídio. As ações da campanha acontecem durante o mês inteiro e objetivam trabalhar a importância de estar saúde mental em dias, buscar ajuda e os serviços disponíveis no município.
Durante a palestra, os funcionários puderam aprender sobre o que caracteriza saúde mental, bem como a falta dela e como identificar comportamentos suicidas. As ações são uma forma de difundir ainda mais o entendimento acerca da campanha, como aborda uma das palestrantes, a psicanalista do Ambulatório especializado em saúde mental (Ament), Kênia Dourado.
“Eu até parabenizei os servidores por estarem recebendo essa palestra, que traz essa consciência de falar sobre saúde mental e sobre a prevenção ao suicídio. É preciso falar sobre isso e saber as redes de atendimento gratuito onde podem recorrer a essa ajuda para conseguir vencer os momentos difíceis que podem levar ao suicídio”, destaca.
Suelen Couto, professora no CAP, participa pela primeira vez de uma palestra da campanha. Para ela, há uma série de assuntos importantes dos quais quase não se aborda no ambiente social, no entanto, a campanha atua nesse objetivo.
Setembro Amarelo é um período muito importante e oque chama muito atenção da professora Suelen é a questão do convívio que não é tão simples de lidar, mas é fundamental, principalmente para quem é professor.
“Precisamos buscar fazer o que gostamos, pois sempre é tempo para encontrar uma nova rota, um novo caminho e ter uma vida mais leve e confortável, sem afetar tanto a saúde mental”, comenta.
Em Marabá, há uma rede de serviços públicos habilitados a atender essa demanda específica, como Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament) e Ala Psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM).
A campanha segue durante o mês inteiro e tem como tema “Se precisar, peça ajuda”. O Dia D está marcado para 27 de setembro, no CAPS III, na Folha 31, Nova Marabá, atrás da Fundação da Casa da Cultura.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio