Sevop: Escola Duque de Caxias completamente revitalizada será entregue nesta sexta, 19
A tradicional Escola Marechal Duque de Caxias, localizada na Vila Militar Presidente Castelo Branco, na Nova Marabá, recebe os últimos ajustes realizados pelas equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), para que seja entregue aos alunos e servidores um prédio novo, ampliado e mais moderno.
O novo prédio foi completamente revitalizado, com a construção de mais uma sala de aula e modernização dos espaços pedagógicos como a sala de leitura e o laboratório de informática. O espaço do refeitório recebeu ampliação e foi construída uma mureta de separação para dar mais segurança aos alunos.
“Hoje nós temos a escola toda reformada. Ampliamos com a construção de mais uma sala de aula, sala de leitura, o refeitório foi reformado e ela está completamente revitalizada. Com isso a gente consegue dar um maior conforto e motivar o aluno a ir para a sala de aula e dedicar-se ao estudo. A gestão tem como premissa ofertar as melhores condições para que os alunos tenham melhor desempenho escolar”, explica Ana Betânia Moreira, Secretária de Viação e Obras Públicas.
No serviço de ampliação, a escola ganhou mais uma sala de aula e refeitório. Além disso, outros espaços foram readequados para abrigar os setores administrativos e a sala de leitura. Toda a pintura do prédio da escola foi revitalizada. A construção de uma rampa na parte da frente garante a acessibilidade e o muro oferece maior integração no espaço escolar.
Os mais de 200 alunos atendidos pela escola entre o 6º e o 9º ano contarão com o Laboratório de Informática revitalizado e uma sala para Prática de Jogos. Algumas pinturas como a da Sala de Leitura e do muro foram projetadas pelo artista visual Bino Sousa.
“É um sonho realizado, missão cumprida. Chegou a tão sonhada inauguração da escola. Eu não sei nem como externar a minha felicidade, minha alegria em relação à reforma dessa escola porque não tínhamos alguns espaços. Não tínhamos uma sala de leitura adequada, um refeitório adequado, sala de direção, nem de coordenação, não tinha os banheiros apropriados e hoje temos salas totalmente climatizadas. Os meninos estão super felizes, animados com essa inauguração. A gente vê o desenvolvimento deles porque sabemos que quando têm um ambiente mais apropriado, o rendimento é melhor”, destaca a professora Ana Cláudia Miranda, gestora escolar.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Drone: Wilielton Cardoso