Sevop: Estação Elevatória de Esgoto está em fase de conclusão e começa a funcionar em breve
O primeiro projeto de coleta, transporte e tratamento de esgoto em Marabá está prestes a iniciar suas atividades. Trata-se das construções das Estações Elevatórias de Esgoto da Grota, na Folha 26 e da estação da Marabá Pioneira. As duas estações estão interligadas com a estação de tratamento de esgoto do bairro Amapá.
Na estação da Grota, as bombas já foram instaladas e todos os equipamentos hidráulicos e elétricos também já estão sendo instalados. O prédio já está pronto e vem recebendo pintura.
Na estação da Marabá Pioneira (Estação Itacaiunas), as máquinas trabalham na compactação do solo que vai receber uma camada de asfalto. Na estação também já foram instaladas as bombas e todo sistema elétrico e também hidráulico. Ainda falta a construção de uma estrutura externa como calçadas e colocar grama em alguns pontos.
As Folhas 23 e 26, na Nova Marabá serão atendidas inicialmente com o novo sistema sanitário. Para receber a coleta de esgoto, as duas estações elevatórias estão interligadas e vão receber a coleta sanitária das Folhas 23, 26 através de canalização, já feita, e será recebida pela estação da grota que bombeia até a segunda estação. Posteriormente os resíduos serão bombeados até sua conexão com o canal da estação de tratamento de resíduos da Cosanpa no bairro Amapá.
A estação elevatória Itacaiúnas também vai receber a coleta sanitária da Marabá Pioneira. A proposta é que as duas estações possam receber todo o esgoto sanitário da Nova Marabá e Pioneira numa fase posterior, com a inserção de mais núcleos habitacionais ampliando assim a capacidade de operação das estações.
Cada estação vai operar inicialmente apenas com 10% de sua capacidade. As duas estações foram construídas com 5 pavimentos e ocupa uma área de 300 metros quadrados. As bombas já foram instaladas, painéis de controle e aguarda-se o momento para o início dos testes para entrar em operação definitivamente.
Fotos: Hilton Rodrigues