Sevop: Obra da Estação Elevatória de Esgoto segue para etapa de automação
A obra de construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto, localizadas na Folha 26, Nova Marabá e no início da via de acesso à Marabá Pioneira, está em sua fase final da parte estrutural (pilares, vigas, concretagem). Nos próximos dias inicia a parte de automação.
Esta fase do projeto é quando inicia o serviço mais especializado, que inclui a montagem das bombas, geradores, tubulação de ferro fundido, os quadros de painéis de controle e a parte elétrica. De acordo com Pedro Henrique Mascarenhas, engenheiro da empresa responsável pela obra, todos os equipamentos e máquinas já foram adquiridos.
“A parte estrutural da Folha 26 já foi concluída. Finalizamos o reboco interno e vamos iniciando o reboco externo. A etapa da automação, é uma parte mais detalhada da obra e na próxima semana entra a parte da eletricidade, sendo que os tubos que serão utilizados já chegaram e estão sendo montados”, informou o engenheiro.
Na estação elevatória 2 (Estação Itacaiunas) está sendo concluída a última laje, num total de três. Segundo Pedro Henrique Mascarenhas, a última laje está na fase de concretagem e finalizando a estrutura física, preparando o prédio para também receber a parte da automação.
Apesar das chuvas constantes na região neste período, todo o cronograma do projeto vem sendo cumprido. “Acredito que em 3 meses estaremos entregando as duas elevatórias funcionando. Agora o ritmo de trabalho vai diminuir um pouco, com a finalização das etapas de construção da parte estrutural do projeto”, explica o engenheiro.
Sistema de esgotamento sanitário
O novo sistema de esgotamento sanitário, inicialmente vai atender os moradores das Folhas 23 e 26 da Nova Marabá. Para receber a coleta de esgoto já estão sendo construídas duas estações elevatórias de tratamento, sendo uma na Folha 26 (Elevatória da Grota) e uma segunda às proximidades do Rodovia Transamazônica (Estação Itacaiunas).
Como vai funcionar?
A coleta sanitária das Folhas 23, 26 e das moradias da VP-8 será recebida pela estação da grota, que bombeia até a segunda estação através de canalização que já está sendo construída. Posteriormente, os resíduos serão bombeados até sua conexão com o canal da estação de tratamento de resíduos da Cosanpa, no bairro Amapá. A ETE Itacaiunas também vai receber a coleta sanitária da Marabá Pioneira. A proposta é que as duas estações possam receber todo o esgoto sanitário da Nova Marabá e Pioneira numa fase posterior, com a ampliação da capacidade de atendimento que atenda todo o município até 2030.