Sevop: Obras avançam na revitalização e ampliação da UBS Pedro Cavalcante
“Estamos a todo tempo atentos ao andamento no projeto, fazendo visitas à obra e pensando nas adequações após a estrutura pronta para nossa realidade”, Ocilda Barros, gerente da UBS
A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), por meio da empresa licitada Construtora Quebeq, realiza revitalização e ampliação na Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante, que fica no Bairro Amapá. Atualmente, a obra está na fase da fundação, e a reforma nas esquadrias. Os serviços na unidade representam investimentos de R$ 944.057,11, na melhoria das condições de atendimento à população e de trabalho para os profissionais do segmento. O montante é advindo de recursos próprios do município. O prazo estimado para entrega da obra é de 12 meses.
O engenheiro civil Fábio Moreira Cardoso, secretário municipal de Obras, explica que a obra do posto de saúde segue normalmente, apesar do período invernoso.
“A gente tinha algumas dificuldades na parte da ampliação, devido ainda termos um período de inverno, a empresa está mais focada na parte da reforma. Lá ao fundo onde existia um antigo laboratório que estava desativado, foi completamente demolido e vai nascer um novo prédio ali, um dos principais postos mais centrais que a gente tem em Marabá”, ressalta Fábio Moreira.
A obra de revitalização contempla a troca do telhado, piso de cerâmica para granilite, revestimento de paredes, partes hidráulicas e elétricas, troca de louças dos lavatórios entre outras adequações. Já a parte da ampliação contemplará mais 7 novos consultórios, incluindo dois consultórios odontológicos e um segundo pavimento que será destinado à área administrativa.
Além do posto de saúde Pedro Cavalcante, a Sevop executa serviços de revitalização e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Bico Doce, além de outras obras escolares.
SAÚDE
Enquanto isso, a UBS Pedro Cavalcante está atendendo temporariamente na Rua Rio Vermelho, bairro Novo Horizonte. A enfermeira Ocilda Barros, gerente da unidade, explica que a expectativa da equipe é ver a obra realizada.
“Estamos a todo tempo atentos ao andamento no projeto, fazendo visitas à obra e pensando nas adequações após a estrutura pronta para nossa realidade. Vamos aguardar essa melhoria para prestar assistência ao pessoalmente Amapá, KM 8 e todas as redondezas. A ampliação chegou em boa hora, porque é uma unidade bem centralizada, até mesmo por ser visível a todos e por isso tem de estar bem estruturada com assistência melhorada”, conta Ocilda Barros.
A UBS Pedro Cavalcante em pleno funcionamento trabalha com uma equipe de mais de 50 profissionais, entre médicos clínicos gerais, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, serviços gerais, administrativos e auxiliares de regulação.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio/ Sérgio Barros (aéreas)