Sevop: Equipes garantem melhorias nas vias com a Operação Tapa-Buraco
A operação Tapa-Buraco continua atuando em pontos críticos da cidade. Enquanto uma equipe trabalha no centro urbano, como na Nova Marabá, outra frente atua em bairros mais distantes, a exemplo do Km 01 do São Félix, onde as chuvas provocaram grandes crateras no asfalto. A equipe já passou por um trecho da Rua Zacarias de Assunção, a qual deve retornar na quarta (18), mas nesta terça-feira (17), os trabalhos concentraram-se na Rua Floriano Peixoto.
“Provavelmente durante toda a semana será aqui no São Félix, devido à demanda, solicitação de moradores e vereadores. Já fizemos alguns trechos em Morada Nova e agora estamos atendendo ao São Félix também”, informa Luiz Carlos Silva.
Para recuperar o asfalto com qualidade, nos locais onde o asfalto está muito danificado, a Prefeitura de Marabá, tem utilizado as melhores técnicas. O processo inicia com a limpeza da área, que é a retirada do borrachudo. O serviço é feito com máquina. A equipe utiliza ainda a chamada “cabeça de jacaré”, um tipo de pedra, usada para dar estabilidade. Só, então, é colocada a pintura de ligação, e, em seguida, o recapeamento com o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), recompondo o asfalto.
Raimundo Nonato, morador há 31 anos do São Félix, acompanhava atento ao serviço. “Muito importante, a gente que tem veículo ou bicicleta andar por um serviço bem feito pela prefeitura, acredito que seja bom para toda a comunidade. Aqui estava precisando porque o inverno foi árduo e vieram os buracos, agora com a chegada do verão a prefeitura vem tampando tudo”, comenta o barbeiro.
Há 20 anos morando no bairro, Jocilene Araújo, viu a chegada do asfalto e agora também os reparos da rua castigada pelas chuvas. “Se fosse refazer a estrutura completa seria mais gasto, então o Tapa-Buraco é muito mais eficaz. Tava feio aqui, e atrapalhava muito a passagem do transporte, do ônibus, era muito buraqueira e agora vai dar um amenizada, evitar os acidentes”, observa a moradora.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e Sérgio Barros (aéreas)