Sicom: Seminário de Crédito reúne microempreendedores em Marabá
Quando o assunto é crédito, muitas dúvidas vêm à mente de quem está interessado em investir na ampliação ou até mesmo iniciar seu próprio negócio. Para tirar um pouco dessas dúvidas, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Sala do Empreendedor da Secretaria de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia (Sicom), realizaram o I Seminário de Crédito em Marabá.
O objetivo principal do evento é orientar os empresários quando o crédito é problema ou solução. Além de divulgar as linhas de crédito existentes no mercado. Participaram 80 microempreendedores para conhecerem as linhas de crédito das sete instituições financeiras que se propuseram a apresentar as propostas aos Microempreendedores Individuais (MEIs).
A empreendedora Lari Ribeiro, do ramo de produção de bombons e outros produtos derivados de chocolate, diz que é necessário investir em sua ideia e que o apoio das instituições financeiras é muito importante.
“É essencial porque um dos principais desafios do empreendedor atual, é como fazer meu negócio crescer de forma sustentável. Então, a gente entende que as instituições financeiras estão aí para dar suporte, para possibilitar e até acelerar esse processo de crescimento”, diz.
A microempreendedora Raimunda Nonata Teixeira, do ramo de confecções, também avalia que é preciso crescer e para isso assegurar- se nas vantagens de uma linha de crédito é fundamental.
“A gente precisa de apoio para você se tornar um grande empresário. Você tem que começar de baixo e sem isso você não cresce, porque você tem ideias, temos produtos no mercado, mas falta capital para nos dar uma força, para dar esse seguimento no trabalho. Com isso a cidade vai crescer, porque a gente leva esse trabalho não para nós mesmos, mas para toda a comunidade em geral”, afirma.
O evento aconteceu durante toda manhã desta quinta-feira, 29, na sede do Sebrae na Folha 28, na Nova Marabá. O público compareceu, superou a expectativa dos organizadores e possibilitou o planejamento para o próximo encontro com maior participação dos microempreendedores interessados em investir na economia local.
“O investimento na economia é fruto de um procedimento correto que o governo faz com gestão de responsabilidade fiscal, não deixando nenhum atraso, seja de fornecedor ou de funcionalismo público, como já vimos em outros tempos, então isso é um compromisso. Nós, lá dentro da Secretaria de Comércio, pensamos em fomentar o MEI, o microempreendedor e a empresa de pequeno porte, que são pessoas que se tornaram empreendedores e estão iniciando as suas atividades. Para eles desenvolverem suas atividades, nada melhor do que um fomento de crédito para ajudar nesse auxílio”, destaca Caetano Reis, titular da Sicom.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias, destacou que investir no microempreendedor é investir no desenvolvimento econômico de Marabá.
“Não basta criar um negócio, você tem que ter condições de alavancá-lo e fazer com que ele prospere. E hoje aqui é um encontro de pessoas que estamos promovendo, um workshop para que as pessoas saibam como se tem acesso ao crédito, trazendo os bancos cooperativos de crédito para que eles possam conversar, se entender e aí ver qual é a melhor condição para que o seu negócio tenha uma injeção de capital. Essa iniciativa é fundamental para que a gente possa ter mais investimentos. Na cidade de Marabá e, consequentemente, tornar esse mercado nosso mais pujante”, declarou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes