Com o objetivo de melhorar a oferta e facilitar o acesso para as famílias cujos bebês não foram vacinados com a vacina BCG na maternidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Marabá implantou um novo fluxo para a aplicação do imunizante vacina BCG. A partir de agora, a imunização será ofertada em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em dias específicos da semana.

A vacina BCG protege contra formas graves de tuberculose, como a meníngea e a miliar, e é aplicada em dose única, preferencialmente nas primeiras horas de vida da criança. Em Marabá, os recém-nascidos da rede pública já recebem a vacina no Hospital Materno-Infantil (HMI), ainda durante a internação. No entanto, para os bebês nascidos em maternidades particulares ou que, por qualquer motivo, não foram imunizados, a nova organização busca garantir a cobertura vacinal sem sobrecarregar o ambiente hospitalar.

A coordenadora municipal de Imunização, Claudenise Santos, explica que a mudança é necessária para evitar desperdício de doses e organizar o fluxo de atendimento.

“Essa é a única vacina do calendário que tem um tipo de administração diferenciada. A dose vem em frasco multidose, com 20 aplicações, e uma vez aberto, precisa ser totalmente utilizado. Por isso, concentramos a vacinação em cinco unidades estratégicas, com dias específicos, garantindo o melhor aproveitamento e evitando desabastecimento”, detalha Claudenise.

A vacina continua sendo aplicada diariamente no HMI, exclusivamente para os recém-nascidos do hospital. Com a descentralização para as Unidades Básicas de Saúde, crianças que nasceram em hospitais privados devem ser encaminhadas diretamente aos postos de vacinação, conforme o novo cronograma.

A coordenadora destaca ainda que o acompanhamento da aplicação é essencial. “A BCG é a única vacina que deixa uma lesão no local da aplicação e essa marca precisa ser monitorada. Por isso, o atendimento deve ser feito por equipe capacitada, o que também contribuiu para essa reorganização”, reforça.

A SMS também vai comunicar as maternidades particulares sobre o novo fluxo, para que direcionem corretamente os recém-nascidos às Unidades Básicas de Saúde e não mais ao Hospital Materno-Infantil, evitando exposição desnecessária ao ambiente hospitalar e garantindo um atendimento mais eficiente.

Veja como ficou o novo cronograma da BCG nas UBS:
·         Segunda-feira: UBS Parteira Maria Bico Doce (São Félix Pioneiro)
·         Terça-feira: UBS Pedro Cavalcante (Bairro Amapá, Cidade Nova)
·         Quarta-feira: UBS Enfermeira Zezinha (Folha 23, Nova Marabá)
·         Quinta-feira: UBS Laranjeiras (Bairro Laranjeiras)
·         Sexta-feira: UBS Demósthenes Azevedo (bairro Francisco Coelho, Marabá Pioneira)

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio Santos