SMS: Janeiro Branco conscientiza para cuidados com a saúde mental no HMM
Com o objetivo de chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou, na sexta-feira (25), na capela Ivonete Lobato do Hospital Municipal de Marabá (HMM), a campanha Janeiro Branco, que segundo a psicóloga Martha Marinatti, é uma iniciativa multidisciplinar.
“É uma campanha criada e promovida por psicólogos com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas” explica.
O evento contou com a participação da psicóloga do HMM, Érika Santos, que palestrou sobre “Luto e Morte” e alertou, que mesmo na tristeza, a pessoa precisa buscar ajuda para aumentar a autoestima. A campanha foi criada em 2014, em Minas Gerais, para que, por meio de palestras, debates e vídeos, as pessoas despertem para a importância de manter a mente sã.
“Objetivamos que a mensagem da campanha chegue até as pessoas e que elas procurem melhorar sua saúde mental porque nós não temos essa cultura. As pessoas esperam adoecer para procurar um tratamento. Então as pessoas têm que se preocupar, se cuidando e conhecendo alguns conceitos da área mental que ainda é vista com muita resistência. A intenção é divulgar cada vez mais para que as pessoas obtenham um equilíbrio, físico, emocional de saúde e até espiritual”, esclareceu a psicóloga Martha Marinatti.
A programação segue com palestras na capela do Hospital Municipal de Marabá, até o dia 31 de janeiro. No encerramento será realizado em frente ao HMM um abraço coletivo solidário. Pessoas que precisarem de atendimento psicossocial devem procurar as unidades básicas de saúde para encaminhamento ao CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial.