
Gestão: Construção do novo pronto-socorro reforça compromisso da SMS com atendimento aos pacientes
O atual prédio do Hospital Municipal de Marabá (HMM) comporta os serviços de pronto-socorro, ambulatório de urgência e internação na mesma estrutura há mais de 40 anos. Com a construção do novo pronto-socorro e a consequente ampliação do número de leitos, outros setores poderão ser aprimorados no prédio atual, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade de Cuidados Especiais, além de leitos clínicos e cirúrgicos.


“Quando inaugurarmos o novo pronto-socorro, vamos transferir toda a parte de urgência para esse local, que terá equipamentos novos, espaço adequado para atendimento da população – tanto adulto, como pediatria – diagnóstico por imagem com equipamentos novos. Isso vai fazer com que a gente possibilite, que onde hoje é o pronto-socorro, seja ampliado e reformado para colocar leitos de internação”, afirma Werbert Carvalho, secretário municipal de Saúde de Marabá.
Atualmente, o HMM possui 98 leitos entre pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica. A ideia é ampliar em cerca de 30 leitos o prédio atual com a inauguração do novo pronto-socorro, que terá 48 novos leitos. Com mais espaço à disposição, será possível ter dentro do HMM serviços de diagnóstico por imagem como tomografia e ressonância magnética, tendo ainda sala de espera para a realização desses exames.
Além disso, também haverá um tomógrafo dentro do novo pronto-socorro. Com esse serviço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca suprir essa demanda, encerrando o credenciamento de clínicas que realizam esse exame atualmente.
O setor administrativo do HMM também será realocado para o pavimento inferior do novo pronto-socorro, espaço que, inicialmente, estava planejado para ser o estacionamento.
O HMM atende uma grande quantidade de pacientes vítimas de traumas causados por acidentes de trânsito. O novo pronto-socorro vai proporcionar que o hospital disponha de infraestrutura para atender essa demanda e a fila de cirurgias eletivas.
“As urgências em um município desse, em que ocorrem acidentes, por exemplo, agressões, etc, não permite com que a gente consiga bloquear leitos para fazer cirurgias eletivas porque as urgências ocupam todo o espaço. E a gente ampliando o número de leitos no espaço onde é hoje o pronto-socorro, quando ele se deslocar para o novo prédio, vai fazer com que a gente consiga rodar as nossas cirurgias eletivas”, ressalta o secretário.
A SMS também realiza a licitação de equipamentos como ultrassom, raio-x, tomógrafos, respiradores, camas hospitalares, e mobílias, como poltronas de espera.
Atualmente, a obra do novo pronto-socorro encontra-se na fase de conclusão da segunda laje, que é a de cobertura, com toda a parte estrutural levantada. A próxima etapa será de reboco. Também estão em andamento os sistemas elétrico e sanitário.






Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL