SMS: Programa Saúde na Escola vai abordar temática sobre gravidez na adolescência
Durante todo o mês de fevereiro, o Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai desenvolver um projeto de prevenção a gravidez na adolescência nas escolas públicas de Marabá. O objetivo é conscientizar alunos, professores e pais sobre o tema. O assunto está sendo abordado nacionalmente após assinatura do ato presidencial, em 03 de janeiro de 2019, instituindo a primeira semana de fevereiro, como de prevenção a gravidez na adolescência.
Em Marabá, ao todo são 67 escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para participarem do projeto. Em Marabá, a abertura da Semana de Prevenção a gravidez na adolescência começou, na última sexta-feira (01). O evento, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, SEASPAC, promoveu palestras sobre o assunto. Em 2018, só no HMI, foram realizados mais de 1.000 partos em adolescentes entre 12 a 17 anos incompletos. Os elevados índices preocupam já que podem levar a outros problemas como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
O programa conta com duas enfermeiras especialistas para trabalhar a temática, bem como, todos os profissionais da Rede de Atenção Básica. Esta semana a equipe do PSE entrará em contato com as escolas pactuadas para agendar as visitas. Além disso, outras instituições também ofereceram profissionais para colaborar com as ações nas escolas.