
SMS: Programa Saúde na Escola realiza palestras de higiene bucal no CIAM Marabá
O Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Saúde (SMS), promoveu palestras educativas de saúde bucal e outras prevenções para internos do Centro de Internação de Adolescente Masculino (CIAM), no bairro São Félix. O propósito da ação é levar conhecimentos voltados para saúde, educação, escolarização, cultura, entre outros eixos fundamentais para jovens em conflitos com a lei.
A ação foi dirigida por Evandro Rodrigues, coordenador do PSE, que conta que é a primeira vez que esse projeto é realizado e que pretende continuar com ele até o fim do ano, com um cronograma ajustado juntamente com a gerência do CIAM. Evandro ainda reforça que levar esse conhecimento aos jovens, faz parte das leis de proteção infanto-juvenil.


“Assim como o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente já previne que todos tenham direito à saúde, não é diferente com eles. Então o nosso objetivo aqui é trazer uma iniciativa educativa em saúde, promovendo neles mudança de hábitos e até mesmo de comportamento”, destaca.
A odontóloga Mônica Veloso, presidiu a exposição de higiene bucal, que contou com orientações de prevenção da cárie, importância da alimentação saudável e outros cuidados. Ela ainda fez demonstrações de escovação, do uso de fio dental e deixou kits de higiene para os adolescentes que serão entregues a eles quando saírem do centro.


“Saúde bucal é mais importante do que a gente imagina. A boca faz parte do organismo como um todo, e nós precisamos manter higiene bucal para ter um bem-estar melhor”, expressa.
Além das palestras realizadas pelo PSE, outras ações com essa proposta de levar educação aos jovens são realizadas pelo CIAM, conforme explica Erika Claudia, assistente social da instituição.


“Temos uma equipe técnica formada por um psicólogo, um assistente social e um pedagogo. Ter acesso à escolarização e à saúde, relacionando também as questões de atividade de racismo, religiosidade e espiritualidade também. A gente chama parceiros para trazer essas temáticas, como o PSE, Conselho Tutelar e CAPS, por exemplo”.
Flávio Marques, gerente do CIAM, aponta que essas atividades restauram a cidadania desses menores e proporcionam o crescimento pessoal de cada um deles.


“Muito importante um projeto que amadurece os adolescentes, cria responsabilidade para eles, porque eles estão numa fase de desenvolvimento”.
João Pinon, enfermeiro colaborador, também destaca o valor dessas instruções.


“A gente garante um direito fundamental, que é o da saúde, e também o aprendizado. Quando eles saírem daqui e retornarem à sociedade, saberão onde buscar atendimento, junto com a família e as pessoas com quem convivem”, conclui.
Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL