SMS/Semed: Crianças do NEI Arco-Íris ganham ações de saúde bucal
Na sexta-feira, 12, as crianças do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Arco-Íris tiveram uma programação diferente com as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) das Secretarias Municipal de Saúde e de Educação. Em parceria com estudantes da Faculdade Uninorte e Unidade Básica de Saúde (UBS) Demósthenes Azevedo, os alunos aprenderam sobre Saúde Bucal de uma forma diferente com personagens, jogos e uma dinâmica lúdica.
“Essa não é a primeira ação do PSE na escola esse ano. Na verdade, essa é diferenciada porque tem a parceria da Uninorte, que é a Faculdade de Odontologia em Marabá, que nos buscou para realizar essas ações, especificamente da saúde bucal nas escolas do município. Nós organizamos espaço e logística e eles entraram com a mão de obra dos estudantes e profissionais”, comenta a diretora da UBS Demósthenes, Rosangela Martins, conhecida como Rosinha, que destaca que o PSE faz a diferença na vida das crianças da Marabá Pioneira.
“Ano passado, a gente recebeu o Prêmio Ouro pelas ações desenvolvidas com qualidade e excelência. As crianças adoram as ações do PSE. Elas aderem e interagem. Você pode ver que elas estão o tempo todo interagindo e são os melhores multiplicadores porque chegam em casa, falam pro adulto. O que faz com que as ações de PSE contribuam de uma maneira muito positiva e significativa para educação e qualidade de vida deles”, acrescenta Rosinha.
A professora de Odontologia da Uninorte, Mayara Pineli, explica a dinâmica abordada com os alunos:
“A gente explica tanto a questão da alimentação saudável como qual alimentação afeta na questão dentária, como é a escovação correta e orientamos para pedir ajuda aos pais. Ensinamos os três movimentos que ensinamos na Pediatria, que é o movimento de vassourinha, de trenzinho e de bolinha. Tudo feito de forma lúdica para as crianças entenderem”, ressalta.
Ela fala que a parceria veio para ficar e novas ações já estão sendo preparadas. “Cada turma fez um projeto, ele foi pré-aprovado pela Rosinha antes, e cada sala está desenvolvendo um projeto de acordo com a idade da criança com que iremos trabalhar. Além de ajudar as crianças, cumprimos nossa missão de formar profissionais que conheçam a realidade do nosso município”, complementa Mayara.
A diretora do NEI Arco-íris, Rosa Brígida Arraz, conta que cerca de 217 receberam atendimento na ação.
“As crianças amaram, entenderam a mensagem, fizeram uma escovação. Então é uma parceria de sucesso que a gente agradece, que foi feita de forma educativa e lúdica. Envolve a parte da palestra educativa sobre saúde bucal e a aplicação prática. A gente só tem a agradecer essa parceria do PSE com as escolas. São campanhas que realmente interessam a nossa comunidade”, ressalta a gestora.
Mônica Veloso, dentista do PSE, destaca que as ações também servem para identificar problemas e levar as crianças às Unidades Básicas de Saúde.
“Às vezes, o profissional detecta algum agravo durante as ações educativas e já encaminhamos para a unidade de saúde. Então, é feito também esse vínculo entre a escola e a unidade de saúde da área de abrangência. Com isso, o programa ajuda tanto na parte educativa quanto na parte prática de identificação de agravos”, comenta Mônica.
A ação faz parte da programação prioritária do PSE junto às 77 escolas e Núcleos de Educação Infantil pactuados. Somente no primeiro semestre deste ano, a estimativa é de realizar cerca de 400 atividades. O PSE existe há mais de 16 anos em Marabá e trabalha 14 eixos temáticos relacionados à saúde e bem-estar dos alunos nas escolas e núcleos de Educação Infantil de Marabá.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio