A Operação “Arraiá Seguro”, que reuniu diversos órgãos de segurança, apresentou resultados positivos, com apenas duas ocorrências de menor potencial ofensivo registradas. Durante os dez dias do 38º Festejo Junino de Marabá foram 153 agentes que atuaram para garantir a segurança do público, 16 viaturas e nove motos utilizadas no patrulhamento. 

Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), cerca de 60 mil pessoas estiveram na quadra junina ao longo dos dez dias. A operação contou com a cooperação dos órgãos municipais de segurança – Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) – Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

“Tivemos apenas duas ocorrências registradas. Não tivemos nenhuma ocorrência de grande vulto, que pudesse causar algum tipo de dissabor para a operação, que foi tranquila. Contamos com um povo ordeiro, a população apta a receber o evento, disciplinada. Tivemos alguns problemas que tivemos que intervir, mas que faz parte da questão da segurança, porque a segurança é muito dinâmica. Tivemos um aparato bom de segurança, organização bem afinada”, ressalta o titular da SMSI, Coronel Denner Favacho.

As ocorrências registradas foram um furto simples e uma ocorrência de trânsito, com condutor sob efeito de álcool.

Na avaliação da SMSI, a integração entre os órgãos participantes, a comunicação em tempo real e a articulação estratégica foi um ponto de destaque da operação, assim como o patrulhamento motorizado e a pé, com as rondas em áreas adjacentes do evento.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom