Nem bem o sol nasceu na segunda-feira, 7, e a equipe de garis do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) da Prefeitura de Marabá já estava a postos na Praia do Tucunaré e também na orla para realizar a limpeza da área onde, na noite anterior, uma multidão acompanhou o show da cantora Mari Fernandes, dentro da programação do Maraverão 2025.

O trabalho começa às 7h da manhã com 14 profissionais, duas carregadeiras, duas retroesvacadeiras e uma missão de devolver a orla limpa, segura e organizada para o uso pela população.

Mesmo com o grande volume de resíduos deixado pelo público, como copos, embalagens, garrafas e outros materiais, o serviço avançou de forma rápida e eficiente. Até o fim da manhã, já haviam sido recolhidas mais de três caçambas de lixo.

A limpeza já faz parte da rotina desde os eventos anteriores, como o Festejo Junino. O esforço é intenso, mas feito com cuidado e responsabilidade, em respeito ao espaço público.

Além da equipe da manhã, uma segunda etapa de limpeza é  realizada no período da tarde, com o reforço de um carro-pipa para realizar a lavagem do espaço. O equipamento é necessário para executar a limpeza que a vassoura não consegue, mas também retirar o  cheiro de cerveja ou outros odores do local.

O serviço prestado pelos garis é essencial para o sucesso do evento, garantindo que, mesmo após grandes concentrações de pessoas, a cidade continue acolhedora para moradores e turistas, mas deixa o alerta de que manter a cidade limpa é uma responsabilidade de todos.

A ação se repetirá nos próximos dias, acompanhando a programação dos shows do Maraverão.

Texto Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva