
SSAM: Marabá ganha iluminação moderna em LED e postes inteligentes com câmeras de monitoramento
A iniciativa prevê a instalação de cinco postes inteligentes com iluminação em LED de alta potência, câmeras de monitoramento 360 graus, botão do pânico para acionamento imediato de órgãos de segurança, carregador para celular, Wi-Fi gratuito em até 100 metros de alcance e sensores para identificar alagamentos. O diferencial é o telão de LED de 53 polegadas, onde a Prefeitura fará divulgações de interesse coletivo.
A cidade de Marabá recebe um projeto inédito de modernização da iluminação pública: os postes inteligentes. A iniciativa prevê a instalação de cinco equipamentos em pontos estratégicos da cidade, que vão além da função de iluminar, oferecendo também serviços de utilidade pública e reforço na segurança.
Os postes inteligentes contam com iluminação em LED de alta eficiência, câmeras de monitoramento com visão 360° e inteligência artificial, botão de emergência (SOS) com áudio e vídeo, Wi-Fi gratuito de longo alcance, sensores ambientais para monitorar qualidade do ar, temperatura, umidade, partículas e ruído, além de sensor de inundação. Também possuem sistema de áudio externo e o painel de LED duplo (bi-face) de 53 polegadas, destinado à divulgação de informações de interesse coletivo, campanhas públicas e avisos municipais.
De acordo com Mancipor Oliveira Lopes, presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), os postes são parte de um projeto piloto que poderá ser expandido para outros pontos da cidade.


“A finalidade do poste inteligente é contribuir com a segurança pública e oferecer serviços ao cidadão, desde carregar um celular até acionar a polícia em caso de emergência. Esses cinco primeiros equipamentos servirão para avaliar os resultados e definir se ampliaremos para outros locais”, explica.
Os locais escolhidos foram definidos pela concentração de pessoas e pela necessidade de monitoramento. Os postes estão sendo instalados na orla da Velha Marabá, Praça São Francisco, Praça do Novo Horizonte, Rodoviária do Km 6 e Praça do Maçom. Até o momento, dois já estão fixados, na Rodoviária e na Praça do Maçom. As equipes já trabalham no estabelecimento de conexão de internet e energia.
Segundo Mancipor, os demais pontos devem receber os equipamentos nos próximos dias. A expectativa é que, em até 15 dias, todos estejam ligados à rede de fibra ótica e operando plenamente.
“Estamos trabalhando para que em breve os postes estejam ativos, garantindo modernidade, segurança e serviços inovadores à população”, destaca.
A iniciativa marca um avanço na modernização do espaço público de Marabá, unindo tecnologia, segurança e comodidade em benefício dos cidadãos, que já estão sentindo os efeitos do Ilumina Marabá, projeto de iluminação que modernização toda estrutura da cidade para iluminação de LED.












Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes
Drone: Karlos Teixeira
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SANEAMENTO
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL