O Programa Ilumina Marabá continua na Marabá Pioneira com a substituição dos antigos pontos de iluminação por lâmpadas de LED, mais duradouras e que consomem menos energia. Nesta semana, o serviço é realizado no bairro Santa Rosa.

Lúcia Rodrigues possui um comércio e mora há quase 20 anos na Avenida Pará. Ela avalia que a chegada das lâmpadas de LED além de iluminar as ruas, aumentará a segurança para a comunidade.

“É bom para a gente, para os moradores, para todo mundo. A rua tinha uns postes que eram escuros e aí fica bem melhor para a gente que trabalha, fica bem clara a rua. A gente tem mais segurança de estar tudo claro, do que estar no escuro”, observa.

Até o final do ano, serão mais de 30 mil pontos de iluminação substituídos por lâmpadas de LED, com com potências que variam entre 80, 150 e 200 watts e duração que pode chegar a 15 anos.

O aposentado João Rodrigues mora há mais de 20 anos na via. Em todo esse tempo, relembra que a Avenida Pará nunca teve uma iluminação eficiente, mas acredita que com as lâmpadas de LED o cenário vai mudar.

“Desde quando eu mudei para cá, todo tempo a iluminação foi assim, todo tempo foi assim, muita escuridão. Eu acho que em relação à segurança vai ficar melhor. Eu acredito que vai ficar bom agora”, afirma.

O Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) é o responsável pela iluminação pública por meio de uma empresa  contratada, que realiza a troca das lâmpadas com dez equipes de campo.

Um alerta importante é que os motoristas não deixem seus veículos estacionados próximo aos postes para facilitar o trabalho das equipes que fazem a substituição das luminárias.

A moradora Michele Rodrigues, que vive há mais de 20 anos na avenida, conta que a iluminação antiga não era boa e que a rua tinha pontos de escuridão. Para ela, a nova iluminação vai beneficiar as crianças da comunidade, que brincam à noite.

“Era aquela lâmpada amarelada, bastante escura. A questão da iluminação ajuda mais para as crianças brincarem porque aqui na nossa rua muitas crianças brincam à noite, de futebol, andam de bicicleta. Aí, fica melhor para quem conduz carro e moto. É melhor para os condutores de veículo prestarem mais atenção na hora de andar e prestarem mais atenção nas crianças, que aqui nessa rua tem muita criança brincando à noite”, destaca.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes