SSAM: Vila Café agora conta com coleta fixa de lixo e recebe escola revitalizada
A coleta de lixo da Vila Café, que fica a 19 quilômetros de Marabá, está sendo feita semanalmente agora. A prefeitura de Marabá, por meio do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), viabilizou essa melhoria no local, a fim de acabar com o descarte incorreto do lixo, melhorando a qualidade de vida da população, e evitando problemas ambientais e de saneamento, como entupimento de bueiros. Além da inclusão da rota de lixo, a Vila Café passa por melhorias também na limpeza geral de ruas e ganha uma escola totalmente revitalizada
O presidente do SSAM, Múcio Andalécio, explica que antes de implantarem a rota de lixo permanente na Vila Café, duas equipes de limpeza foram enviadas para retirar entulhos, realizar varrição e recuperação de ruas da localidade.
“A gente já faz esse trabalho em várias vilas, com Santa Fé, Três Poderes, Vila União, Capistrano de Abreu entre outras. Desta vez, temos mais um roteiro fixo, toda segunda-feira é feita a coleta de resíduos na Vila Café, para contribuir com o bem estar geral daquela população”, conta o presidente da SSAM.
ESCOLA REVITALIZADA
Os benefícios da Vila Café não se restringem ao saneamento básico, a Escola Dom João XXIII foi completamente revitalizada. A solicitação foi feita pelo vereador cabo Rodrigo Lima. Entre os serviços realizados estão a troca de telhado, madeira, parte elétrica, implantação de ventiladores, poda de árvores, pintura nova, caixa d’água e ainda um poço artesiano de 70 metros.
“Recebi uma reclamação primeiramente sobre as condições do telhado da escola da Vila Café há alguns meses, na hora que chovia alagava devido ao excesso de goteiras. A partir daí foi solicitada a reforma da escola, incluindo poda das árvores e muitos outros serviços. Foi executado revitalização pela prefeitura. Hoje a escola está com outra cara”, explicou o parlamentar, acrescentando que até mesmo uma ponte foi reformada para melhorar o acesso à escola.
Ademais, foi instalado um transformador para melhoria no fornecimento de energia elétrica para a instituição escolar. Também outra solicitação do parlamentar, é a construção de um chafariz, que deve iniciar nos próximos dias.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação