Semel: Torneio de xadrez da Taça Cidade reúne competidores de várias categorias
Na tarde deste domingo, 21, aconteceu a Taça Cidade de Xadrez organizada pela Associação de Xadrez Marabá (AXM), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O evento ocorreu no Partage Shopping e consistiu na segunda etapa do circuito rápido da modalidade.
No circuito rápido, são 10 minutos para cada jogador, com acréscimo de 5 segundos por lance. Ao todo, são 16 participantes disputando seis rodadas. As categorias foram divididas em absoluto, feminino, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, com troféus para os campeões e medalhas para 2° e 3° colocados.
A competição é um evento oficial da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Internacional de Xadrez. As rodadas são coordenadas pelo software oficial dessas instituições, o Swiss Manager, que faz os sorteios entre os participantes e faz o ranking final.
O presidente da AXM, Antônio Carlos Almeida, organizador da competição, avalia o crescimento da modalidade no município, principalmente por meio das parcerias, entre elas com a Semel. E já confirma a realização de um torneio, ainda nesse semestre.
“É mais uma parceria que a gente tem com a Semel e o Partage. O xadrez de Marabá tem tido um engrandecimento muito grande através dessas parcerias. Nós vamos ter, em parceria com a Semel, Prefeitura de Marabá e Partage, o 7° Aberto do Brasil, uma competição a ser realizada de 14 a 16 de junho. Marabá, nessa ocasião, será a capital brasileira de xadrez com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez”, ressalta.
Saymon Barreira tem 15 anos e o xadrez entrou na vida dele ao ver duas pessoas jogando. “Eu não entendia do que se tratava, mas eu achei bonito eles mexendo nas peças. Eles jogavam e batiam no relógio, jogavam e batiam no relógio”, relembra.
Quando chegou em casa, Saymon pesquisou na internet a respeito da modalidade e começou a aprender como funciona o xadrez e jogar. Estudante da Escola Pequeno Príncipe, na Folha 32, ele viu que lá havia um grupo que praticava xadrez. Ele entrou, recebeu ajuda dos participantes, começou a jogar e competir em torneios escolares, Jogos da Castanha e o 6° Aberto, realizado no ano passado em que conseguiu ficar em primeiro lugar da categoria Sub-14.
Recentemente, ele venceu a categoria nos Jogos Estudantis Marabaenses e o segundo lugar nos Jogos Estudantis Paraenses, onde conseguiu vaga para disputar os Jogos Escolares Brasileiros, em Aracaju (SE), em junho.
“Depois que eu comecei no xadrez, eu acho que ficou muito bacana a minha vida porque é bom que ocupa a mente e também necessita que você pense, você consegue calcular mais outras coisas também. Em vez de estar pensando em uma coisa ruim, uma coisa que não soma, pensa no xadrez porque é um jogo que tu consegue jogar não só com tabuleiro, como tem as nomenclaturas nas casas, tu consegue jogar na mente. Ajuda muito no raciocínio lógico e calcular”, afirma.
Na vida do Luiz Guilherme Saraiva, 25 anos, o xadrez entrou por meio do programa Mais Educação na escola em que estudava. Com várias modalidades disponíveis na época, ele optou por um esporte que não fosse muito físico, optando pelo jogo de tabuleiro. Ele se interessou e começou a participar do Clube de Xadrez de Parauapebas, jogando torneios municipais e estaduais representando a escola, além de outras competições oficiais.
Entre as conquistas, um torneio com pontuação por equipes realizado em Brasília representando o Pará. No individual, ele já levou premiação no Aberto do Brasil, realizado em Marabá.
Para o competidor, muito além dos benefícios cognitivos que a ciência já comprovou que o xadrez promove, algo relevante que a modalidade incentiva diz respeito à tomada de decisão de maneira mais rápida e objetiva.
“Essa questão da tomada de decisão, principalmente, é um dos fatores onde o xadrez mais pode contribuir com o indivíduo porque toda hora na vida a gente está tomando decisões. Quanto mais assertivo a gente puder ser, melhor. O esporte mental também tem sua graça. Dentro das 64 casas, acontece muita coisa que muita gente não vê. Então, assim, promover esse tipo de esporte em um local como esse, de tanta visibilidade, como o shopping, eu acho de extrema importância para poder trazer mais e mais adeptos para o nosso jogo”, observa.
Vencedores do Torneio:
Campeão absoluto: Edilson Oliveira
Vice-campeão absoluto: Luiz Guilherme
3º lugar absoluto: Janclei Ramos
Campeã feminino: Ágata
Campeão sub 10: Vitor Fael
Campeão sub 12: Davi
Campeão sub 14: Lucas Aires
Vice-campeão sub 14: Eduardo Lopes
3º lugar sub 14: Rafael Roni
Campeão sub 16: Saymon Barreira
Vice-campeão sub 16: Kaio Luz
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento