Semed: Trilha Ecológica encerra Semana do Meio Ambiente da Escola Joel Pereira, no Geladinho
Alunos da Escola Municipal Joel Pereira Cunha, na comunidade rural do Geladinho, participaram de uma Trilha Ecológica, na manhã desta sexta-feira, 7, que encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente da escola com o tema “Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida”. O evento, que foi de 03 a 07 de junho, contou com o apoio da comunidade e instituições parceiras, como a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O professor Gil Ceará, ativista ambiental e cultural, coordena o projeto e diz que envolver a comunidade escolar em ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente é a principal preocupação da iniciativa. “Este é um momento único, pois já estamos há alguns anos com esse projeto ecopolítico e pedagógico e a proposta parte da comunidade rural, já que é uma escola de assentamento, ou seja, os alunos são filhos de trabalhadores rurais e conseguimos muitas ações em parceria com as instituições da Unifesspa e o Senar”, destacou Gil Ceará.
A trilha ecológica teve um percurso de 20 quilômetros, num percurso na própria comunidade. Quem chegou primeiro foi o aluno Pedro Jânio, 10 anos. “Queria agradecer e dedicar essa conquista para a minha mãe que sempre confiou em mim e essa medalha é pra ela”, disse.
A programação da Semana do Meio Ambiente da Escola Joel Pereira Cunha iniciou no dia 3 de junho com uma passeata de conscientização sobre preservação ambiental pelas ruas da vila envolvendo alunos e servidores da escola e uma ação com alunos do curso de Artes Visuais da Unifesspa, o Arte Muro.
“Esse momento traz uma importância grande porque este projeto dá embasamento ao projeto pedagógico da escola e a participação da comunidade é muito importante e as crianças todas adoram esse momento”, destacou Márcia Lopes, coordenadora pedagógica da escola.
Também foram realizadas oficinas e a Feira do Agricultor realizadas nas dependências da escola com venda de produtos confeccionados nas oficinas, o evento foi aberto à toda comunidade. “Aqui na escola fizemos oficinas de como reaproveitar os resíduos da cozinha, oficina de como produzir produtos alternativos para o controle de pragas e projetos para que eles possam utilizar em suas propriedades e produzir alimentos saudáveis longe de produtos químicos”, informou Gildemarques Alves, Engenheiro Agrônomo do Senar.
A gestora da escola, professora Elaine Cândido, comemorou a realização do evento com a comunidade, já que houve uma grande interação entre os servidores, alunos, instituições parceiras e os pais dos alunos.
“Esse evento já acontece há alguns anos e é de grande importância de se trabalhar com a comunidade e a importância de se trabalhar o meio ambiente e envolvemos os alunos e toda comunidade para perceberem a importância de se preservar aquilo em que nós também pertencemos, estão todos de parabéns pela realização desse grande evento”, concluiu.
Fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio