
Turismo: Começa o cadastro de empreendimentos de alimentação nos balneários e demais pontos turísticos de Marabá
O objetivo é criar a Rota Gastronômica de Marabá de forma democrática e inclusiva para que moradores e visitantes tenham fácil acesso ao que há de melhor na culinária da cidade
A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) dão início, ao mapeamento e cadastramento de bares, restaurantes e empreendimentos de alimentação nos principais balneários e pontos turísticos do município. A ação tem como objetivo estruturar a futura Rota Gastronômica de Marabá.
A ação começa nesta sexta-feira, 13, com visitas aos empreendimentos localizados nas regiões do Geladinho, Balneário da Taboquinha, São Félix, Espírito Santo e Vavazão. Durante a visita, as equipes convidarão os comerciantes para participar de reuniões que serão realizadas na próxima semana, nos dias 17 e 18, com o objetivo de orientar sobre a regularização dos estabelecimentos e apresentar os benefícios do projeto.
Segundo Janiel Braga, coordenador da Divisa, o trabalho tem caráter educativo e busca unir esforços para melhorar a qualidade do serviço oferecido.


“É um projeto em conjunto com a Secretaria de Turismo para fazer o cadastramento no Ministério do Turismo. Os estabelecimentos precisam estar regularizados com a Vigilância Sanitária. A ideia é orientar, ajudar na legalização e valorizar os produtos que são vendidos, agregando valor econômico”, explica.
Além da regularização sanitária, o projeto tem como finalidade reunir dados para o desenvolvimento de um mapa gastronômico de Marabá, idealizado pela primeira-dama Lanuzia Lobo. O mapa será uma ferramenta para divulgar os empreendimentos da cidade, com destaque para a gastronomia local e de fácil acesso a informações por moradores e turistas.


“A ideia é valorizar desde os grandes restaurantes até os pequenos estabelecimentos das comunidades ribeirinhas e bairros mais afastados. Queremos que o turista saiba onde comer bem, com facilidade, e experimente o melhor da nossa cidade. O formato ainda está sendo definido, pode ser um QR Code, um folder, mas começamos agora para deixar tudo pronto até o próximo veraneio”, comenta Josué Richardson, que está à frente do projeto.
De acordo com Tainá Santos, coordenadora da Secretaria de Turismo, essa etapa do projeto faz parte de um esforço maior iniciado em maio, que já incluiu o cadastro de hotéis, casas de eventos e outros empreendimentos turísticos no Cadastur.


“O Cadastur é gratuito, facilita o acesso a eventos, editais e até linhas de crédito, como as do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Hoje, Marabá tem apenas sete empresas que solicitaram esse apoio. Queremos mudar isso, oferecendo informação e assistência para que mais empresários possam se beneficiar”, ressalta.
Ainda segundo Tainá, a Rota Gastronômica será mais democrática e inclusiva, permitindo a participação de todos os empreendimentos que desejarem integrar o projeto.
“Já fizemos iniciativas semelhantes no passado, como o Festival Gastronômico, mas agora o projeto está sendo retomado com um formato mais acolhedor. Não importa se é um restaurante grande ou pequeno, todos são bem-vindos”, reforça.
A expectativa é que o mapeamento avance por toda a cidade nos próximos meses, com a meta da Rota Gastronômica estar 100% concluída até o próximo verão, colaborando com o desenvolvimento de Marabá como um destino de referência também no turismo gastronômico.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL