Saúde: Com apoio do SSAM e Exército, CCZ inicia Campanha de Vacinação Antirrábica em Marabá
A ação deve durar 30 dias e tem apoio do SSAM e Exército Brasileiro (52º BIS)
Na manhã desta segunda, 16 de setembro, as equipes de agentes de combate de endemias da Divisão de Vigilância em Saúde e do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), com apoio do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e militares do 52º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro (52º BIS), iniciaram a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos no município, de casa em casa. A ação começou pela Marabá Pioneira. O trabalho das equipes será de segunda a sexta, das 8h às 12h e deve durar 30 dias na zona urbana. Em alguns bairros específicos, como Cidade Jardim e Residencial Morumbi, a estratégia será aos sábados e com pontos de vacinação a serem anunciados nas redes sociais.
Nesta terça-feira (17), a vacinação ocorrerá no bairro Santa Rita, na Marabá Pioneira, e Folhas 14 e 25, na Transmangueira.
Conforme o coordenador do CCZ, Flávio Ferreira, é importante que a população fique atenta e receba as equipes para haver a cobertura completa da campanha. No entanto, quem não conseguir vacinar os animais durante a passagem das equipes, pode ir até ao CCZ, onde a vacina está disponível gratuitamente.
“A raiva é uma doença letal tanto para animais quanto para o homem, dessa forma é importante vacinarmos nossos animais anualmente e, por isso, nossa equipe, em parceria com outros órgãos e o Exército, faz esse esforço de levar a vacina até sua casa para facilitar essa logística e fazer essa cobertura o mais eficaz possível”, reitera.
Segundo o sargento Lizandro Santos, do 52º BIS, anualmente o Exército apoia a campanha com efetivo de 10 a 15 colaboradores que atuam no que for necessário durante as ações da campanha. “A gente realiza o apoio logístico, como o transporte de materiais, anotações e na própria vacinação, além de passar mais segurança e confiança à população”, destaca.
Uma das primeiras a receber a equipe foi a vendedora Fernanda Almeida, no bairro Francisco Coelho. Ela ficou agradecida pela ação.
“É um privilégio, até porque nossos amiguinhos de rabo precisam de muito cuidado. Todos os anos a gente já fica aqui esperando”, conta.
A vacina
A dose é realizada anualmente e é voltada para animais saudáveis com mais de três meses de vida. Animais doentes ou em tratamento, assim como fêmeas prenhas com mais de 30 dias de gestação, devem aguardar a recuperação e um período adequado para receber a vacina, evitando estresse que possa prejudicar a saúde.
Cronograma
Após a conclusão da vacinação na Marabá Pioneira, a equipe seguirá para outros núcleos da cidade, como Cidade Nova, Nova Marabá e, posteriormente, para os núcleos São Félix e Morada Nova. Encerrando na Zona Urbana, as equipes seguem para a Zona Rural. Os locais serão divulgados pela Prefeitura conforme o andamento da campanha.
Serviço
O Centro de Controle de Zoonoses fica Avenida. Dois Mil, S/n – Belo Horizonte, Marabá.
O telefone do CCZ é (94) 3324-4411 (Whatsapp)
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio