Saúde: Vacinação contra a gripe é estendida até 31 de julho
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 31 de julho de 2025. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a imunização segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para toda a população a partir de seis meses de idade.
Em Marabá, a vacinação contra a Influenza ocorre de forma antecipada em relação ao restante do país, devido ao período do inverno amazônico. A campanha teve início em 02 de setembro, inicialmente voltada para grupos prioritários, mas posteriormente expandida para todas as faixas etárias.
O Departamento de Imunização da SMS alerta para a importância da vacinação, uma vez que apenas 32% da população marabaense está imunizada. No entanto, a procura pelo imunizante tem aumentado, o que reforça a necessidade de continuidade da campanha.
A técnica de enfermagem Daniele Ferreira, da UBS Hiroshi Matsuda, relata que a demanda pela vacina tem sido crescente: “A vacina está liberada para toda a população a partir de seis meses, e a procura tem sido grande nos últimos dias, graças a Deus. Chegamos a vacinar até 100 pessoas em um único dia aqui na UBS”, declara.
Entre os que já garantiram a imunização, está a manicure (nail designer) Pollianny Lopes Carneiro, de 23 anos, que se vacinou na UBS Demósthenes Azevedo, na Marabá Pioneira. “Tem que se vacinar para manter a imunidade em dia e evitar filas nos postos de saúde e hospitais. Se cuidar é um processo e todos nós devemos fazer”, destacou.
Já o aposentado Antônio Alves Feitosa, de 71 anos, que também se imunizou na última terça-feira (03), comentou sobre a decisão de retomar a vacinação: “Fazia alguns anos que eu não me vacinava, mas agora decidi me proteger. Nosso inverno amazônico está bem rigoroso, e como viajo muito para o interior, resolvi que precisava me cuidar”, pontuou.
A gerente da UBS Hiroshi Matsuda, Sarah Beatriz Cavalcante, reforçou a importância da vacinação e fez um convite à população. “Convidamos todos a virem à UBS para garantir sua imunização. É essencial que todos se cuidem. Temos vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Marabá e a procura precisa aumentar ainda mais”, disse.
A vacinação contra a gripe é uma estratégia essencial para reduzir internações e complicações causadas pelo vírus Influenza. Com a prorrogação da campanha, espera-se que mais pessoas procurem as UBS para se imunizar e fortalecer a proteção coletiva contra a doença.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Wellen Cristina