Semtur: Workshop e encontro de Turismo garantem criação de Instância de Governança Regional
Neste sábado (25), no Partage Shopping Marabá, foi realizado o workshop de turismo – Oportunidades e Negócios, promovido pela Secretaria de Turismo de Marabá, que contou com painéis de diálogos, debates, rodada de negócios, linhas de créditos, exposição de produtos, serviços turísticos, entre outras ações que visam incentivar e melhorar o turismo no município e região.
“O objetivo desse evento é unir, tanto com o trade do turismo de Marabá, mas também de toda a nossa região sul sudeste, principalmente a região turística de Carajás, em que Marabá é a porta de entrada para o turismo de toda a nossa região. E a consequência disso também é desencadear em outras atividades”, explica o secretário de turismo de Marabá Caetano Reis, destacando que o foco é a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).
“Ano que vem nós receberemos a COP30, mas será na capital. Então, aqui a gente está tentando, inclusive, entender um pouco mais da COP, para poder também passar para o trade de turismo da região. O intuito é que a gente consiga atrair essa agenda também pra cá, para Marabá, buscando ter painéis da da COP aqui”, pontua Caetano.
Outra pauta que a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) está trabalhando é a para que Marabá sedie a Feira Internacional do Turismo da Amazônia (FITA).
Encontro Regional de Turismo da Região Turísticas Carajás
Na sexta, foi realizado o Encontro Regional de Turismo da Região Turísticas Carajás, com a presença de interlocutores do turismo da região. Foram representados os 12 municípios que compõem a região de Carajás, com a participação de prefeitos, secretários, diretores, coordenadores, técnicos e representantes dos conselhos de turismo da região. Na ocasião, foi criada Instância de Governança Regional (IGR).
“A implementação dessa Instância de Governança Regional é um passo a mais para que a região se torne, de fato, uma potencialidade junto ao Ministério do Turismo. É como se fosse um consórcio de municípios ligados ao turismo, para trabalhar somente para o turismo. Então essa instância de governança vem, justamente, para fortalecer não só Marabá, na pessoa da Isis, mas também todas as outras 11 cidades que compõem a região turística de Carajás”, conclui Caetano.
A secretaria adjunta de turismo de Parauapebas, Aglaudene Tome Sarney, foi uma a participar das reuniões e se disse muito satisfeita com a criação da IGR. “O objetivo maior é fazer com que todos os municípios sejam realmente inseridos no contexto turístico do estado do Pará, uma vez que há a possibilidade de linkarmos um município a outro e dessa forma podermos oferecer mais produtos e locais para os turistas que nos visitarem”, explica Aglaudene.
Para ela, os municípios precisam de mais iniciativas como esta que ocorreu em Marabá. “Eu acho que isso só tem a nos fortalecer para que possamos entrar no cenário da COP30, de forma a estarmos realmente inseridos como atores principais do processo. Uma vez que a nossa região é pujante, ela tem belezas naturais inigualáveis e nós precisamos fazer parte desse contexto, o Estado precisa reconhecer a região turística de Carajás como sendo uma potencialidade do Estado”, cobra.
A presidente do Conselho de Turismo de Marabá e da região, Isis Mourão, conta que os dois eventos foram um marco para quem busca incentivar o turismo da cidade. “O workshop é uma forma que a gente conseguiu trazer esse debate, essa união, essa integração, tanto da gestão turística dos municípios, como também a gente trouxe essas oportunidades de negócio. Falar das oportunidades que o turismo traz, inclusive, das rotas, tudo que a gente tem, principalmente os nossos empreendedores. Aqui estamos fazendo roda de negócios, mostrar quem são os nossos produtos e serviços do Marabá e região, junto e integrando com a comunidade”, exemplifica.
Fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes