Zona Rural: Obras de pavimentação na Vila Sororó estão em fase final
Já está em fase final o processo de pavimentação nas marginais da Vila Sororó, ás margens da Rodovia BR-155, sentido Eldorado dos Carajás. A previsão é de que ainda esta semana seja terminada a parte asfáltica e seja iniciado a colocação das sarjetas, meio fio, calçada e sinalização.
As obras estão ocorrendo desde outubro do ano passado, quando se iniciou o processo de drenagem profunda e terraplanagem. A conclusão total está prevista para o final de julho. João Neto, engenheiro responsável, explica que a obra está em fase imprimação, aplicação de material que aumenta a aderência entre as camadas superior e inferior do asfalto. “A parte mais complicada já foi, que era a drenagem. Tivemos que parar por causa do inverno, obedecer ao caimento, em alguns lugares o encanamento dificultou o procedimento. Mas conseguimos concluir de forma satisfatória”.
João conta que ao todo serão aproximadamente 1.320m de asfalto linear. “Usamos tubos reforçados, Foram colocados blocos para não prejudicar a população com a erosão. Foi trocado o material da terraplanagem. Não foram poupados gastos. Foi uma obra bem trabalhada”
A obra era um desejo antigo da comunidade. O presidente da Comissão dos Moradores da Vila Sororó, Antônio Pereira de Souza, conhecido como Toninho Sororó, conta que a associação reivindicou as melhorias, que foram atendidas pela prefeitura municipal. “Resido a mais de 20 anos na Vila, pedimos o asfalto e agora a sinalização. O asfalto chega na hora certa. Todo mundo só tem a ganhar com a valorização do local. Ficamos felizes de estarmos olhando juntos esse grande projeto”, completa.
Os comerciantes também comemoram a melhoria. Edmilton Vieira da Silva, 46 anos, abriu a 10 anos sua loja na região. “Gostei muito da canalização que fizeram. O benefício é grande para gente. Só de terminar a poeira já melhora muito. A gente tem a loja de moveis e na época do verão era complicado. Agora graças a deus vai ficar bom”.
Edmilson Vieira de Santos, 46 anos, acrescenta “Isso tende a trazer mais investimentos para a vila. Tanto os moradores, quanto os comerciantes só tem a ganhar com isso. Estamos vendo que o trabalho está sendo bem feito”, comenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio