SEAGRI: Produtores da Feirinha Agroecológica do PDS Porto Seguro ganham barracas padronizadas
Agora a Feira Agroecológica do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Seguro, a 25 quilômetros do centro de Marabá, está mais atrativa. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI), entregou 13 barracas padronizadas para os produtores, neste sábado (11), na Rua Sororó, no Bairro Novo Horizonte.
O secretário adjunto da SEAGRI, Marcos Paulo Eleres, ressaltou que as barracas fazem parte de uma medida impositiva do parlamentar Ilker Moraes e adquiridas com recursos próprios da Prefeitura.
“A gente está avançando cada vez mais em relação às feiras. Para nós é muito gratificante ver o esforço das pessoas. A gente vê essa necessidade de escoar a produção. Estamos tentando padronizar cada vez mais. Nessa feira, além dos agricultores do PDS Porto Seguro, estão alguns dos PA’s Três Ilhas e 26 de março, estamos conseguindo agregar os produtores para que eles tenham uma renda melhor”, concluiu.
Para a presidente da Associação dos Produtores do PDS Porto Seguro, Maria Lindalva Gomes, receber as barracas foi mais um passo no reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares.
“Essas barracas vieram no momento certo porque a gente trazia tábuas e paus e nos arranjávamos de qualquer forma, agora temos melhorias, temos uma mesa para mostrar a nossa produção. Para nós é importante, é mais um degrau alcançado por todos. Queremos agradecer a participação dos que se sensibilizaram com a nossa luta, são 16 anos de PDS”, destacou.
Marcos Miranda, coordenador do Departamento de abastecimento da SEAGRI, responsável pelo suporte dado às feiras, explicou que essa foi a segunda, das três feirinhas de produtores da agricultura familiar a receber o benefício.
“Nós já tivemos essa experiencia na feirinha do shopping, que quando começou eram barracas improvisadas e depois que entregamos as padronizadas, as vendas melhoraram, então a ideia é essa, ajudar eles. Hoje já está tendo uma movimentação maior, eles vão melhorar mais a apresentação dos produtos e, com certeza, vai melhorar a renda deles”, afirmou.
O produtor rural Juvenal Pereira, que vende frutas e galinha caipira, ficou muito satisfeito com a nova barraca. “Achei muito bom, era muita quentura aqui, graças a Deus vai melhorar bastante, a feira ficou mais bonita e mais organizada”, completou.
O coordenador pontuou ainda que essa é a primeira Feira Agroecológica de Marabá, ou seja, tem um diferencial, pois os agricultores trabalham sem nenhum tipo de agrotóxico. “São produtos com segurança alimentar bem maior”, garante Marcos.
Dona Nelza Feitosa todos os sábados visita a feirinha e dessa vez comprou uma galinha caipira para o almoço do dia das mães. “Todo sábado eu venho aqui, tô adorando ter essa feira, com as barracas ficou uma maravilha, está mais organizadinha”, elogiou.
Os próximos a receberem as barracas serão os produtores da Feira 7 de Junho. O secretário adjunto da SEAGRI, Marcos Paulo, enfatizou que a entrega está prevista para esse mês. Além da padronização, a Secretaria de Agricultura faz o transporte dos produtos para as feiras com dois veículos, entre eles um caminhão.
Texto e Fotos: Kélia Santos