GMM: Pipas, linhas chilenas e com cerol são apreendidas em operação
Uma operação realizada pela Guarda Municipal de Marabá, neste domingo (28), apreendeu linhas com cerol, linhas chilenas e pipas, nos núcleos da Cidade Nova e Nova Marabá. A ação foi efetivada a partir de denúncias de moradores por meio de ligação ao número de emergência 153, que solicitavam o recolhimento do material.
Os principais pontos de abordagens foram as folhas 9, 16, 17, km 7 e entorno. Os Guardas Municipais conseguiram apreender 15 tubos de linhas contendo o componente cerol (mistura de pó de vidro com cola de madeira), 5 linhas chilenas (composta de quartzo e óxido de alumínio), uma lata de cerol convencional, pipas, além de garrafas de vidros e peneira, utilizados para a produção do material cortante. Tudo será incinerado.A operação está sendo realizada no momento em que a população discute o uso de linhas chilenas e cerol para a prática de empinar pipas em área urbana. Na última semana um motociclista foi atingido com uma dessas linhas, teve o pescoço cortado, embora tenha sido levado ao hospital não resistiu. Outros acidentes já foram registrados devido ao uso desse material.
Durante a ação também é feito um trabalho de orientação e conscientização junto às crianças e jovens sobre os riscos do uso de linhas chilenas e cerol, uma brincadeira que pode custar vidas ou deixar sequelas irreversíveis.
A Guarda Municipal planeja realizar uma campanha contra o uso de cerol e linhas chilenas devido ao grande número de acidentes que ocorrem neste período. A GMM informa que a operação para a retirada deste material de circulação nas vias vai continuar no município.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação GMM