DMTU: Escola Cristo Rei recebe 1ª Gincana Educacional do Trânsito
A gincana teve como tema Conhecimento compartilha conhecimento
Como mais uma estratégica metodológica, o DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) realizou na sexta-feira (22), na Escola Municipal Cristo Rei, localizada no Bairro Jardim União, a 1ª Gincana Educacional do Trânsito. O objetivo é estimular nos alunos hábitos e comportamentos seguros no trânsito.
Rogério Matias, coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU, destacou a receptividade da Cristo Rei com o projeto. “Esse é um projeto piloto, depois vamos ter um projeto macro envolvendo também escolas estaduais e particulares da rede de Marabá”, explicou Matias.
O coordenador lembrou que a Prefeitura já faz aqui um trabalho de civilidade, cidadania da Guarda Municipal na Escola Cristo Rei. “O resultado positivo do projeto já estamos vendo”, complementou.
As provas da Gincana são todas relacionadas à Educação para o Trânsito, envolvendo músicas, jogos de trânsito e ainda perguntas e respostas, uma gama de atividades.
A diretora da Cristo Rei, Gleide Hartuique, frisou que o projeto de trânsito já vem sendo trabalhado durante todo o mês de novembro na instituição de ensino, pois está dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico). “Nós casamos a gincana que era da escola, com a gincana do DMTU. Fizemos uma salada que ficou maravilhosa. A gente trabalha educação no trânsito com as disciplinas educacionais da escola. A culminância está acontecendo hoje com a equipe do semáforo, verde, amarela e vermelha”, salientou.
A gincana contou também com as premiações, troféus e medalhas patrocinados pela Semed (Secretaria Municipal de Educação). Para a diretora, a educação no trânsito para as escolas tem de partir desde o 1º ano do Ensino Fundamental, a fim de mostrar aos alunos e principalmente aos pais, a necessidade da conscientização nas estradas. “Eles [DMTU] trouxeram mapeamento dos acidentes em Marabá e fizeram palestras anteriormente. Na ocasião, os alunos ficaram perplexos com a situação de acidentes voltados a motocicletas. Não cobra somente o adulto que está dirigindo, mas traz a escola primeiramente”, explicou.
O diretor do DMTU, Emanuel Souza da Cruz, disse que espera que o órgão leve para as crianças, que são os futuros condutores, a mensagem da importância do trânsito que é composto por vidas. “Desejo também que possamos, por meio deles construir uma cultura de paz no trânsito. O evento também contou com o apoio da Guarda Municipal”, endossou.
Participantes
As alunas Wagylla Midiãn Oliveira, Kamilly Franco Chaves e Kaylane Alves dos Santos estavam vibrando com a nova forma de aprender, através das atividades das gincanas. “Está sendo bem legal. É uma forma diferente da gente aprender mais sobre o trânsito. Aprendemos sobre as placas, sobre tudo no trânsito. É uma forma mais dinâmica de ensinar, porque é muito chato ficar só em sala de aula copiando”, avaliou Wagylla que é da equipe vermelha.
Kamilly Franco Chaves, 6º ano A, 12 anos, da equipe verde,afirmou que agora vai tomar mais cuidados no trânsito. “É bom uma gincana como essa, a gente se diverte mais aprendendo ao mesmo tempo, e até com danças. O DMTU contribuiu para segurança no trânsito”, elogiou.
A aluna Kaylane Alves dos Santos, de 13 anos, da equipe amarela, disse que antes não sabia sobre as leis do trânsito anteriormente. “A mensagem aqui pode ser passada aos nossos pais o que tem mais segurança. Está sendo muito legal essa experiência”, destacou.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Sérgio Barros