SSAM/SEVOP: Equipes promovem limpeza de grotas, bueiros e da área do abrigo da Obra Kolping
Com as fortes chuvas que estão caindo na cidade, os bueiros, bocas de lobo e as grotas estão tendo atenção redobrada e a limpeza intensificada por parte da Prefeitura de Marabá, por meio do do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) e da Secretaria de Obras (SEVOP). Uma das equipes, por exemplo, iniciou a semana concluindo a limpeza de bocas de lobo entre as Ruas Sororó, Rio Vermelho e a Travessa do Pescador, no Novo Horizonte. Lá foram retirados mais de uma caçamba de sujeira de dentro das valas.
Ana Rita Alves de Souza, 54 anos, mora há mais de 40 anos na Rua Sororó onde as valas foram limpas. Segundo ela foi um alívio ver o serviço acontecendo porque já era possível perceber o entupimento dos bueiros. “Todo ano a Prefeitura faz esse serviço, mas falta muita conscientização das pessoas que não têm o devido cuidado com o lixo. Aqui desce muita água, antes da chuva eu fui olhar e estava cheio e até pensei que se não fosse limpo iria afetar quem mora lá em baixo”, enfatiza a professora aposentada.
Já na Nova Marabá, no Bairro Araguaia, o SSAM precisou usar a retroescavadeira para fazer um desvio numa grota ao fim da Rua 14, onde o volume e a força da água estão provocando erosão e ameaçando residências. Outro local que também contou com o serviço de limpeza pública foi o abrigo da Kolping, no Bairro Belo Horizonte. Por lá, além de boca de lobo, a Prefeitura fez serviço de capina e retirada de entulhos do galpão para facilitar a construção dos abrigos. Nesse local já estão vivendo 18 famílias desabrigadas com a cheia do Rio Itacaiúnas.
“Nós estávamos precisando muito da limpeza. É bom pra gente porque temos muitas crianças, ajunta mosquito. Vieram fazer essa limpeza, roçar ao redor do galpão que estava cheio de mato, tirar o entulho e a gente agradece”, comenta o estudante Talisson de Abreu Silva.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento