Saúde: Março Lilás conscientiza mulheres sobre prevenção do câncer de colo de útero
No dia 27 de março, em quatro Unidades Básicas de Saúde, haverá uma ação voltada para coleta de preventivo e realização de testes rápidos
Começou nessa segunda-feira (8), a campanha Março Lilás, dedicada à prevenção do câncer do colo uterino. Este ano, o Março Lilás da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como tema Tempo de cuidar de você. No Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (Crismu), até o dia 12, das 18 às 21 h, são realizados atendimentos extras de exames e biópsias já agendados pelo Sistema de Regulação. Já nas Unidades Básicas de Saúde, a coleta de PCCU (exame preventivo do câncer de colo uterino -Papanicolau) segue normalmente, conforme dias estabelecidos e critérios de exigência para realização dos exames.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS, enfermeira Maria Gabriela Rocha Leão, lembra que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo que mais atinge a população feminina no Brasil e na região Norte, principalmente no Pará, ocupando a posição de segundo lugar, com mais índices de mortalidade.
“Por isso é importante a prevenção voltada para essa área e nós trabalhamos com dois tipos de prevenções primária e secundária. A primária é aquela realizada ainda adolescente dos 9 aos 14 anos de idade, quando é realizada a vacinação contra o HPV, já a prevenção secundária é destinada para aquelas mulheres que já tem relação sexualmente. Elas devem realizar o PCCU, principalmente na faixa etária de 25 a 64 anos, porque quanto mais cedo detectado, mais chance de o tratamento ser efetivo, porque muitas das vezes quando aparece sinais e sintomas já está numa fase bastante avançada, então é muito importante a prevenção”, destaca a coordenadora do Programa.
PROGRAMAÇÃO
Em função da pandemia não foi possível, como das edições anteriores, realizar a abertura do Março Lilás, como é de costume com palestras. Nesta edição da campanha, não haverá dia D nas Unidades Básicas de Saúde, os exames de PCCU seguem conforme a rotina.
“Você pode se dirigir a qualquer Unidade de Saúde do Município, com seus documentos pessoais, cartão do SUS atualizado, e ter cuidados antes de fazer o preventivo, como por exemplo não estar menstruada, não ter relações sexuais recentes e ainda não fazer uso de duchas, nem de pomadas vaginais”, informou Maria Gabriela.
No dia 27 de março haverá uma ação voltada para coleta de preventivo e realização de testes rápidos, nas Unidades Básicas de Saúde do bairro Laranjeiras, Demóstenes Azevedo, Enfermeira Zezinha a e no Edivan Xavier.
CRISMU
No Crismu, de 8 a 12 deste mês, serão realizados atendimentos extras noturnos (18 às 21h30), a fim de dar celeridade à fila de agendamento. “Os exames são de transvaginal, coletas de biópsia naqueles casos que a mulher já tem uma alteração no preventivo, para depois verificar o tratamento certo e estamos fazendo as mamografias e a coleta de PCCU, para as mulheres que moram nas redondezas da unidade, que é da área de abrangência da Folha 23”, detalhou a enfermeira Nayane de Aguiar, gerente do Crismu. Na ocasião haverá palestra sobre o tema por conta de estudantes da Faculdade Carajás.
O câncer de colo de útero é prevenível, caso detectado de forma precoce. A identificação só é feita pelo preventivo, por isso a importância de mantê-lo em dia, se houver alteração já é tratado e não evolui para o câncer.
A gerente do Crismu explica ainda que toda mulher que precisa fazer a coleta de preventivo, deve procurar a UBS mais próxima de casa, já que agora o Crismu trabalha de forma diferente, em que cada mulher procura verificar a agenda da UBS dela para fazer a coleta. “O Crismu faz a coleta somente das mulheres da nossa unidade. Atendemos a média complexidade, como exames mais especializados e consultas especializadas, essa coleta de exame faz parte da Atenção Básica”, ressaltou.
NÚMEROS
No Crismu são realizadas cerca de 600 consultas mensais, são quatro ginecologistas atendendo a demanda, cada médico atende 16 mulheres, mais dois médicos radiologistas, eles fazem exames de imagem, são 60 exames por semana cada um, mamografias são 13 diariamente.
“Nesse período de campanha tentamos acelerar o atendimento, levando em consideração que estamos atravessando um momento de pandemia, dificulta um pouco, mas estamos pensando em medidas que façam a gente acelerar o atendimento, sem que a gente exponha essas mulheres ao vírus”, concluiu Nayane de Aguiar.
A aposentada Luzia Firmo, de 60 anos, ressaltou a importância da conscientização e incentivo para o combate ao câncer de colo de útero. Ela realizou recentemente a coleta de PCCU, no Posto de Saúde da Vila Sororó e esperava atendimento no Crismu nesta segunda (08).
“A gente precisa ter a orientação da rede de saúde sobre a necessidade desse exame. Eu fiz a retirada do útero e achava que não era mais necessário realizar a coleta de preventivo, só agora que fui descobrir que preciso estar com exame atualizado, depois de 10 anos”, disse.
Veja outras fotos:
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Aline Nascimento