Boletim da Defesa Civil de 02 de abril
Nesta quinta-feira (02), às 9h15, o nível do Rio Tocantins atingiu a marca de 11,09 metros, mantendo a média de diminuição de oito centímetros por dia, conforme aconteceu durante a semana. Ontem (01), no mesmo horário, a marcação era de 11,17 metros. A redução total já chega a 1,57 metros em comparação ao pico máximo atingido esse ano, de 12,66 metros, no dia 21 de março.
Das 3.600 cestas básicas, 2.300 já foram entregues, sendo 980 aos abrigados e 1413 aos desalojados. A expectativa é que o volume das águas continue diminuindo e o retorno das famílias desabrigadas ocorra somente quando a medição chegar a 9 metros, marca apontada como segura segundo a Defesa Civil.
O número de famílias desabrigadas cadastradas atualmente é de 1.861, que estão espalhadas pelos 15 abrigos localizados nos bairros Marabá Pioneira, Cidade Nova, Nova Marabá, Morada Nova e São Félix. Ao todo, 5.163 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pelas cheias no município, totalizando mais de 11 mil pessoas.
As equipes da Defesa Civil Municipal juntamente com o Corpo de Bombeiros (Defesa Civil Estadual), Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e Exército estão prestando assistência em todos os abrigos. O reabastecimento de água é feito três vezes ao dia e a higienização dos banheiros é realizada diariamente duas vezes. Além disso, os desabrigados têm recebido a visita das equipes de saúde, que já fizeram a vacinação contra a gripe e a distribuição de medicamentos, e prestam atendimento e monitoramento sobre possíveis casos do novo Coronavírus.
Ao todo, foram utilizados 33 caminhões, sendo sete do tipo baú da Defesa Civil, 25 do Exército e um dos Bombeiros e mais 10 barcos, dos quais quatro são da Defesa Civil, um dos Bombeiros e cinco do Exército.
Texto: Osvaldo Henriques