Centro de testagem já realizou mais de 2000 atendimentos em janeiro
Desde que foi reaberto o Centro de Testagem, localizado na Folha 31, ao lado do CAPS, próximo a Fundação Casa da Cultura já realizou mais de 2000 atendimentos. Do dia 12, quando reabriu, até a última sexta-feira (22), foram 508 testes realizados e 2.382 atendimentos. O Centro funciona das 7h às 18h, somente com agendamento prévio feito no próprio local.
A coordenadora do Centro de Testagem, Jalilia Corrêa, ressalta que além do teste o local está oferecendo atendimento com enfermeiros, médicos e com psicólogo. São profissionais que estão a postos para auxiliar os pacientes e dar as orientações e o suporte caso o resultado do exame seja positivo.
Caso haja a necessidade o paciente já sai do local com o atestado e a receita para o recebimento dos medicamentos. O trabalho psicológico também está presente para auxiliar os pacientes que possam reagir negativamente ao resultado do exame.
Ela também explica a diferença entre o número de atendimentos e testes e reitera a importância de se respeitar a janela imunológica para realização dos mesmos. “Esses testes realizados estavam dentro da janela de 10 a 12 dias depois do inicio dos sintomas, que é a hora certa para ser testado e deve ser respeitado. Por isso o número de atendimentos é sempre superior”, comenta Jalilia.
O outro local na cidade que realiza testes de Covid-19 é o Hospital Municipal de Marabá (HMM). No entanto, o procedimento padrão para casos leves, é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. Lá você será atendido e em caso de necessidade o médico da UBS lhe direciona para realização do teste no Hospital.
Fabrizzio Bastos, diretor administrativo do HMM, explica que há equipe no hospital para realizar a testagem em tempo integral. “A testagem fica 24h, conforme a necessidade do médico e paciente. Se o médico achar que tem que ser feito urgente, faz na hora que for. Se não estiver no período faz-se uma agenda, marcando um dia para o paciente retornar. Mas a equipe fica a postos 24h conforme a necessidade do hospital”, ressalta.
Em caso de sintomas fortes, você deve procurar o HMM para ser atendido, onde passará por uma triagem e se necessário a realização do teste e internação. Caso o paciente esteja em estado muito grave e não consiga se locomover, pode ligar para o 192 que uma ambulância do SAMU irá buscá-lo.
Medicamentos
Atualmente há três pontos de entrega de medicamentos no município. No trailer em frente ao HMM e na UBS Carlos Barreto, em Morada Nova e no Centro de Especialidades Integradas (CEI) na entrada da Cidade Nova.
Importante ressaltar que em ambos os locais a entrega só é feita mediante a presença do atestado médico. Após ser consultado, o médico irá prescrever os medicamentos necessários, além de orientar e dar o atestado médico, conforme a necessidade individual de cada paciente.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sérgio Barros