O projeto de revitalização dos viadutos com pintura artística, agora, está concentrado no viaduto da entrada do Bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Coca-Cola. O trabalho é feito pelos artistas: Jonas Barros, Josean Martins, Leonardo Donizette e Rildo Brasil.

O projeto, que já passou por outros pontos estratégicos da cidade, tem como objetivo transformar os túneis em verdadeiras galerias a céu aberto, valorizando a cultura e a história marabaense por meio da arte urbana. Segundo o artista plástico Jonas Barros, cada mural traz um recorte único da identidade local.

“Cada artista propôs uma ideia diferente. A minha temática é o ribeirinho, a coleta e a extração da castanha, inspirada na técnica do nanquim marabaense, feita com bico de pena. Do outro lado do viaduto, o Rildo Brasil está pintando sua obra, e assim vamos somando estilos e histórias”, explica Jonas.

O nanquim é uma tintura feita a partir de fuligem de carvão, muito resistente à água podendo criar traços bem nítidos. A técnica chinesa foi trazida para Marabá pelo artista Augusto Morbach. Aqui, as ilustrações ganharam desenhos da nossa fauna, flora e cultura amazônidas, tornando-se o Nanquim Amazônico. Para saber mais sobre a técnica, existe o projeto “O Nanquim de Marabá: Patrimônio e Memória na obra de Augusto e Pedro Morbach”, com site de mesmo nome, cuja a curadoria é resultado da pesquisa e catalogação do acervo da Pinacoteca Pedro Morbach, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). 

Outros murais

Em outras etapas do projeto, Jonas participou das pinturas do viaduto da entrada da Velha Marabá, onde retratou cenas de dos ribeirinhos, coleta de castanha e de apanhar açaí, enquanto outros colegas, em outros túneis, representaram a fauna e o cotidiano ribeirinho, com imagens de tucunaré, onça-pintada e pescadores.

Jonas destaca que a iniciativa é uma oportunidade de visibilidade para os artistas locais e de embelezamento para a cidade.

“Só tenho a agradecer à prefeitura e ao prefeito Toni Cunha por essa valorização. Além de divulgar nossa cultura, essas pinturas deixam Marabá mais bonita”, afirma.

Os trabalhos de pintura organizados pela Sevop incluíram vários outros pontos como a pintura do coreto na Marabá Pioneira, da Orla de Marabá, da Ponte Ana Miranda, transformando as estruturas em pontos de referência cultural e visual para moradores e visitantes.

Os murais de Marabá ganham novas ilustrações que lembram a natureza regional, com o trabalho de artistas visuais, que deram um colorido especial aos túneis entre as Folhas 32 e 33. O projeto continua em expansão para outros pontos da cidade.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos
: Paulo Sérgio e Polly Maia