
Saúde: HMM e HMI passam por transformação para aumentar e melhorar a qualidade do atendimento
A Prefeitura de Marabá realiza uma série de ampliações e melhorias estruturais no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e no Hospital Materno-Infantil (HMI) que visam ampliar a capacidade de atendimento, oferecer mais conforto aos pacientes e fortalecer a rede municipal de saúde. As obras fazem parte de um conjunto de ações da gestão municipal, coordenadas pela Secretaria de Saúde de Marabá, e incluem tanto reformas físicas quanto aquisição de novos equipamentos.
Reestruturação no HMI oferece alívio imediato para superlotação
O Hospital Materno-Infantil, que enfrentou momentos de superlotação no início do ano e chegou a transferir pacientes para unidades privadas, como o Hospital Santa Terezinha, está em processo de ampliação. Uma das principais intervenções é a adequação do antigo prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ao lado do hospital. O espaço, que estava desativado, será utilizado para abrigar a agência transfusional e o Banco de Leite Humano, liberando a entrada principal da unidade para a instalação de novos leitos. Vale ressaltar que o novo CTA/SAE está prestes a ser entregue à população.
“Com essa adequação, vamos conseguir instalar oito novos leitos na recepção, além de mais poltronas de hidratação, para melhorar o acolhimento das gestantes em trabalho de parto. A ideia é proporcionar mais conforto e dignidade nesse momento tão delicado”, afirma Werbert Carvalho, secretário municipal de Saúde, ressaltando que, atualmente, o HMI conta com 54 leitos distribuídos entre clínica médica e cirúrgica.


De acordo com Fábio Farias, diretor do HMI, a ampliação é uma resposta direta às necessidades que a equipe técnica vinha enfrentando. “Essa medida não resolve tudo, mas é um avanço significativo. Estamos dando um passo importante na reorganização do hospital, inclusive regularizando a situação institucional. Hoje, o HMI já conta com certificados de funcionamento, da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Medicina, conquistas que não existiam até pouco tempo atrás”, destacou o gestor.


Além disso, a administração avalia a possibilidade de transferir o setor administrativo do HMI para outro local, o que permitirá expandir o ambulatório e criar novos espaços de atendimento no térreo e em áreas internas.
HMM avança com novos leitos e instalação de moderno serviço de imagem
No Hospital Municipal de Marabá, a principal mudança será a transformação da área do atual pronto-socorro, que será desativado assim que o novo bloco do PS for inaugurado. Com isso, toda a parte frontal do hospital será reconfigurada para abrigar enfermarias clínicas e cirúrgicas, com a expectativa de criação de até 40 novos leitos.
“Já conseguimos ampliar quatro leitos na pediatria, quatro na clínica médica e há a possibilidade de mais quatro na clínica cirúrgica apenas com ajustes internos e realocação da equipe administrativa”, detalha Werbert Carvalho. “Mas o impacto maior virá com a mudança do Pronto-Socorro, que vai liberar um espaço estratégico para novos leitos. Sanando problemas de cirurgia eletiva e cirurgia de emergência”, ressaltou o titular da SMS.




Outra conquista importante é a ampliação da Unidade de Cuidados Especiais (UCE), que está sendo completamente revitaliza e deve ser entregue nas próximas semanas. De acordo com Lícia Souza, diretora administrativa do HMM, a UCE passou de cinco para dez leitos, dobrando a capacidade de atendimento intensivo.
“É um avanço essencial para os pacientes que precisam de cuidados intensivos. Com essa ampliação, garantimos mais resolutividade, diminuímos o tempo de espera por internação e proporcionamos um atendimento mais seguro e humanizado. Já estamos na fase final da obra, e a previsão é entregar nos próximos dias”, explicou.


Além das melhorias estruturais, o hospital está recebendo equipamentos novos como mesas cirúrgicas, carros de anestesia, macas, leitos e colchões. O serviço de imagem também será reforçado com a implantação de exames de raio-X, tomografia e, futuramente, ressonância magnética, funcionando 24 horas para pacientes internos e ambulatoriais. “Com isso, vamos reduzir a necessidade de encaminhamentos para exames fora do hospital e aumentar a autonomia da rede pública”, reforçou o secretário Werbert.
Saúde pública fortalecida
As ampliações nos hospitais fazem parte de um plano mais amplo da gestão municipal para modernizar a infraestrutura da saúde em Marabá. A combinação entre investimento em obras físicas, reorganização administrativa e aquisição de equipamentos tem como foco melhorar a experiência do paciente, reduzir filas de espera e garantir atendimento digno e eficiente para a população.
“Nossa prioridade é garantir que os marabaenses sejam atendidos com qualidade e respeito. Estamos estruturando a rede para oferecer um serviço mais resolutivo, acolhedor e com capacidade real de atender às demandas crescentes da cidade”, concluiu o secretário de Saúde.
Fotos do HMI




Fotos do HMM






Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Paulo Sérgio Santos e Sara Lopes
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL