Julho Amarelo: CTA/SAE promove campanha de conscientização e testagem contra as Hepatites Virais
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), com parcerias de algumas organizações como a Faculdade Carajás, promove a campanha Julho Amarelo edição 2024.
A abertura da campanha será dia 1º de julho, a partir das 14h, no auditório da Faculdade Carajás. O evento é aberto ao público, com foco em estudantes da área de saúde e profissionais de saúde. No evento, haverá palestras sobre importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e cura das Hepatites Virais com duas enfermeiras do SAE/CTA, testagem rápida, distribuição de informativos e preservativos, certificados de participação e apresentação da Banda da Fundação Casa da Cultura e lanche.
A programação contempla ações com orientações a respeito das hepatites virais, realização de testes rápidos de todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e distribuição de preservativos em vários locais da cidade. Confira:
- 01/07 (segunda), a partir das 14 horas, no auditório da Faculdade Carajás (abertura);
- 06/07 (sábado), a partir das 08 horas, na Escola Técnica Grau Técnico, na Folha 30 Quadra 01 Lote 34, Nova Marabá;
- 06/07 (sábado), a partir das 14 horas, na Escola Técnica Carajás, na Folha 31 Quadra 11 Lote 07, Nova Marabá;
- 13/07 (sábado), a partir das 14 horas, na Escola Técnica Carajás, na Folha 31 Quadra 11 Lote 07, Nova Marabá;
- 13/07 (sábado), de 10 às 18 horas, no Shopping Partage, na Nova Marabá;
- 20/07 (sábado), de 08 às 17 horas, na Praça Liberdade, bairro Liberdade;
- 21/07 (domingo), de 08 às 14 horas, na Feira do bairro Laranjeiras;
- 27/07 (sábado), de 08 às 17 horas, em São Félix;
- 28/07 (domingo), de 08 às 14 horas, na Feira da Folha 28, Nova Marabá;
“A expectativa não poderia ser melhor, esperamos alcançar uma grande demanda em assistência, em prevenção e diagnóstico precoce e tratamento das Hepatites Virais. Com certeza é uma campanha de grande importância, não só para o município de Marabá, mas para as áreas de abrangência, uma vez que estaremos tratando de um tema tão importante que é a atenção e proteção das Hepatites Virais”, ressaltou a Katiane Chaves, Coordenadora do SAE/CTA.
As Hepatites Virais são causadas por diferentes tipos de vírus que causam inflamação no fígado. As Hepatites B e C podem resultar em cirrose, câncer e, infelizmente, morte, se não tratadas.
“As Hepatites Virais são doenças silenciosas e somente através do teste rápido a gente consegue diagnosticar. Por ser uma patologia silenciosa, na maioria das vezes as pessoas não sabem que vivem com a hepatite. A Hepatite C tem cura e a Hepatite B tem controle e monitoramento. Os sintomas são parecidos: abdômen distendido, pele e olhos amarelados. Na maioria dos casos, quando chega nesses sintomas já está em um estágio avançado e requer o tratamento imediato”, explica Katiane Chaves.
Sobre a prevenção, além do uso de preservativo, é importante não compartilhar materiais perfurocortantes como alicates, agulhas e lâminas de barbear, por exemplo, e objetos de uso pessoal como escovas de dente. Também é indicado realizar a testagem com periodicidade.
O SAE/CTA atua com testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), distribuição de preservativos e outros serviços de aconselhamento e orientação. Dentre os objetivos do SAE/CTA estão os de promoção, prevenção e diagnóstico.
O órgão, funcionando ao lado do ao lado do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), na Folha 31, quadra e lotes especiais, está de portas abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas. No entanto, é recomendado que a população procure a unidade nos primeiros horários.
Para saber mais sobre SAE/CTA
Importância de conhecer a diferença entre HIV e Aids
CTA/SAE adquire novo equipamento para testagem de carga viral de HIV e Hepatite C
CTA/SAE adquire equipamento que determina carga viral em pacientes com HIV
Texto e fotos: Secom