Procon: Órgão de Proteção ao Consumidor realizou quase dois mil atendimentos em 2019
O Procon de Marabá realizou um total de 1905 atendimentos em 2019, sendo que cerca de 12 empresas receberam entre 10 e 19 reclamações e outros 15 estabelecimentos contabilizaram de seis a nove atendimentos.
De acordo com Zélia de Souza, coordenadora do órgão municipal de proteção ao consumidor, parte significativa de consumidores obteve resposta preliminar favorável dos fornecedores. Quando isso não acontece é aberto processo e agendamento para posterior busca de conciliação, ou seja, quando o Procon intervém entre as partes na busca de solução.
A importância do Procon nesse processo é inicialmente acolher o consumidor e, em seguida, chamar o fornecedor para que se resolva o problema. O que em muitas situações, diante da fragilidade do cliente, uma negociação direta seria mais difícil e, às vezes, onerosa.
Ranking de Fornecedores no Atendimento
Nesta terça, 07 de janeiro, o Procon Municipal de Marabá emitiu o Ranking de Fornecedores no Atendimento/Reclamações 2019, com destaque para as 50 empresas com o mínimo de cinco ocorrências no ano. Novamente a concessionária de energia elétrica do Estado, agora denominada Equatorial Energia, liderou o número de ocorrências, em seguida ficaram as operadoras telefônicas, algumas agências bancárias e a Companhia de Saneamento do Pará. Confira:
Empresa | Total de Reclamações | % | |
01 | EQUATORIAL ENERGIA | 707 | 37,11 |
02 | TELEFÔNICA BRASIL S/A | 79 | 4,15 |
03 | TELEMAR NORTE LESTE S/A | 45 | 2,36 |
04 | BANCO IBI S/A – BANCO MÚLTIPLO | 36 | 1,89 |
05 | OI MÓVEL S/A | 32 | 1,68 |
06 | SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA | 29 | 1,52 |
07 | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 28 | 1,47 |
08 | COSANPA | 24 | 1,26 |
09 | BANCO BRADESCO S/A | 23 | 1,21 |
10 | TIM CELULAR S/A | 23 | 1,21 |
Texto e fotos: João Batista