Saúde: Novo Centro de Especialidades Integradas é entregue à população
A Prefeitura de Marabá realizou nessa sexta-feira (30) a cerimônia de inauguração do novo Centro de Especialidades Integradas (CEI) de Marabá. O novo prédio funciona na Transamazônica, ao lado do DNIT, no Bairro Amapá. O local é mais amplo e possui novos recursos.
Vários secretários, vereadores e autoridades local participaram da cerimônia que incluiu também a entrega de duas ambulâncias novas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de uma ambulância para Unidade Básica de Atendimento (UBS) Capistrano de Abreu.
O prefeito de Marabá, Tião Miranda, celebrou a entrega do prédio e destacou as melhoras estruturais da nova unidade. “Um CEI que compõem 16 especialidades médicas, mas o TFD e a regulação. Tivemos que fazer muitas adequações e adaptações, climatizar, por internet. Hoje é um prédio moderníssimo. Criando uma condição de trabalho muito boa, tanto para o usuário, quanto para o servidor da saúde”, destaca.
As 16 especialidades oferecidas à população pelo CEI são: Cardiologia, Urologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Neurologia, Imunologia, Pediatria, Oncologia, Ginecologia de alto risco, Dermatologia, Reumatologia, Medicina de Cabeça e Pescoço, Ortopedia e Otorrinolaringologia.
A nova unidade conta também com serviços de raio x e mamografia. Além de áreas mais amplas para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o serviço de regulação, que aconteciam dentro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Primeiro você tem uma estrutura nova, ampliada, mais que o dobro do tamanho físico. Agora você agrega outros serviços a isso como raio x e mamografia que contemplam uma demanda grande da população de Marabá. Tudo isso com conforto, internet, ar condicionado. Aqui a população será bem melhor servida”, garante o secretário de saúde, Luciano Lopes Dias.
O espaço para a Regulação e TFD que antes eram pequenos, agora estão bem ampliados e com comodidade para todos, evitando filas. “É um serviço que garantimos ao cidadão que sejam remanejados para Belém quando se tratar de algum câncer ou patologia que ainda não conseguimos atender aqui”, acrescenta Dr. Geraldo Barroso, Coordenador do departamento de Média e Alta Complexidade da SMS. A área de regulação será dividida em três setores, ambulatório, hospitalização e especialidade média.
O gerente do CEI, Fabio Irapuan, explica que todo atendimento do CEI, passa pelas UBS’s, que fazem o encaminhamento aos especialistas do Centro. “O paciente procura a UBS, o médico da Unidade Básica que faz o encaminhamento para o CEI de acordo com a necessidade observada. Ganhamos um espaço grande. A demanda deve aumentar então todos ganham muito com esse presente que é o novo CEI”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio