Saúde: Vacinas contra gripe acontecerão em 7 escolas do município do dia 20 a 27
Essa fase da campanha irá vacinar professores, crianças de 6 meses à menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães no pós parto de até 45 dias) e pessoas com 55 à 59 anos.
A partir desta quarta-feira (20) as vacinas da 3° fase da Campanha Contra Gripe (Influenza A H1N1) serão transferidas para as escolas do município. As vacinas acontecerão das 8h30min as 17h30min, com pausa entre 12h e 14h. Ao todo, sete escolas do município receberão as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A coordenadora da equipe Extra Muro, Cynthia Pombo, ressalta que as vacinas contra gripe, não acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o período que corresponde aos dias 20, 21, 22, 25, 26 e 27 de maio. “O objetivo é dar maior comodidade para população e evitar a aglomeração nas UBS. Nas UBS ficam mantidas apenas as outras vacinas de rotina”, sublinha.
Cynthia explica também que por terem maior espaço, as escolas comportam melhor o fluxo de pessoas que procuram a vacina durante a campanha. “São locais que possuem um espaço adequado para organizar o atendimento deles, um espaço maior para o atendimento de cada um mantendo o distanciamento social necessário nesse momento”, esclarece.
A medida vale apenas para zona urbana. As Unidades Básicas da zona rural permanecerão oferecendo as vacinas durante esse período. Vale ressaltar que a 3° fase da campanha ainda irá se estender até o dia 5 de junho. Portanto, quem não se vacinar nas escolas ainda poderá se deslocar as UBS para realizar as vacinas a partir do dia 28 de maio.
Vale ressaltar que essa fase da campanha irá vacinar professores, crianças de 6 meses à menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães no pós parto de até 45 dias) e pessoas com 55 à 59 anos. É necessário levar documento que comprove as condições exigidas para tomar vacina como contracheque ou a Carteira de Trabalho para os professores, documento que comprove o parto recente para as puérperas e documento que comprove a idade adequada para os demais.
A meta é que se vacinem 27 mil crianças durante o período Na primeira etapa foram vacinados 14.594 idosos, superando a expectativa de 13.330 imunizados. A segunda etapa vacinou mais de 4 mil profissionais de saúde, também superando a meta pré-estabelecida. No domingo (17) a SMS já realizou vacinação drive-trhu em vários pontos da cidade, vacinando 1824 pessoas em um dia.
As escolas que serão sedes da campanha:
EMEF Cristo Rei – Avenida 1° de junho, N° 1101 – Jardim União
EMEF Dinalva Gomes de Arruda – Rua Rio Negro S/N – Bairro Infraero
EMEF Maria Das Graças Ribeiro Sousa – Rua 13 de Maio S/N – Bela Vista
EMEF – Francisca de Oliveira Lima – Folha 34, Quadra 04, Lote 10 – Nova Marabá
EMEF Maria do Socorro Linhares – Travessa Dezoito, N°20 – Bairro Araguaia
EMEF Evandro Dos Santos Viana – Rua Marcos Mutran S/N – São Félix III
EMEF Walquise Viana – Avenida Tiradentes S/N – São Félix 1
NEI Raimunda Oliveira Rocha – Avenida João Teixeira S/N – Residencial Tiradentes, Morada Nova
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação