SDU: Começa levantamento socioeconômico de famílias da área do Del Cobra, no bairro Santa Rosa
Nesta segunda-feira (21), equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), iniciaram o levantamento socioeconômico das famílias que moram na área denominada Del Cobra, no bairro de Santa Rosa, e das edificações não concluídas no local.
O objetivo é mapear, através do levantamento cadastral, quem são e quantas são as famílias que ocupam a área para que possam ter acesso aos benefícios em um futuro projeto habitacional no município. Segundo Mancipor Lopes, superintendente de desenvolvimento urbano, a realização dos levantamentos foi definida com a participação dos moradores em reunião no gabinete do prefeito.
“Ficou decidido que o SDU faria um levantamento socioeconômico das famílias que estão no local morando, levantamento socioeconômico daqueles que estão edificando e o levantamento físico das edificações não concluídas. A finalidade do cadastramento é identificar de maneira detalhada quais as famílias que estão na área para que no futuro, em programa habitacional, possam ser beneficiadas as famílias que efetivamente moram nas residências, e as casas em edificação essas serão removidas e, tendo legalidade, os beneficiários serão indenizados”, destacou.
Sidney Alves Mendes, líder comunitário, diz estar confiante que o trabalho iniciado nesta semana possam beneficiar a todas as famílias. “Estou ansioso pelo que vai acontecer aos moradores da área e que, em reunião, ficou de definir o futuro dos moradores, e a ideia dele é que os moradores sejam atendidos e tenham seus direitos garantidos”, disse.
Seu Ronaldo da Silva Cavalcante, representante da comunidade na área do Del Cobra, no bairro da Santa Rosa, também não esconde a ansiedade. “Minha expectativa é a melhor possível, porque temos uma mesa de negociação e está sendo feito um levantamento para viabilizar uma melhor alternativa para todos os moradores” afirma ele, destacando que hoje são identificadas na área, 72 casas habitadas, 50 casas em construção e uma média de 200 terrenos.
Mancipor Lopes ressalta que na área será feito também um levantamento técnico de viabilidade de uma horta para a comunidade do Del Cobra. Além disso, ficou definido que nenhuma edificação seria mais construída. “O município irá colocar placas identificando a área e marcos delimitando a área para evitar que novas construções sejam feitas.”, explicou .
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva