Aqui tem gestão: Em 7 anos, população do Núcleo São Félix ganhou obras significativas
Por onde se vê, tem obras pela cidade, sejam em andamento ou já prontas para atender à população nas áreas fundamentais, como Educação, Saúde, Infraestrutura e Lazer. No núcleo São Félix não é diferente. A gestão atua constantemente para promover mais qualidade de vida aos moradores, um deles é a Agente de Conservação Francineide Rocha, 42 anos, que conhece o núcleo de ponta a ponta e reconhece os avanços tão sonhados.
“As coisas melhoraram muito aqui para o nosso lado, e a gente vê que o pessoal está agradecido por muita coisa, principalmente nessas pistas que você vê aqui. Está tudo cem por cento”, reconhece.
As pavimentações em concreto são mais resistentes e já são realidade em diversas ruas do Núcleo, com destaque para o São Félix Pioneiro, onde foram aplicados mais de 1 mil metros de pavimento de boa qualidade, o que se torna motivo de orgulho e agradecimento de moradores, como a dona de casa Jacirene Alves, 48 anos.
“A gente estava precisando muito dessas ruas assim. Antes era horrível, só poeira e lama. Agora está uma maravilha e só tenho a dar parabéns a esse bairro pela conquista”, enaltece.
A Saúde também não pode ficar de fora. Um exemplo é o Centro de Saúde Parteira Maria Bico Doce, localizado no São Félix Pioneiro. O prédio foi revitalizado, ampliado e entregue em 2021. O espaço realiza mais de 100 atendimentos diários e possui um quadro extenso de profissionais, com o objetivo de atender de forma mais rápida e eficaz à população.
O professor Isaac Rodrigues, 49 anos, afirma que os atendimentos aqui são excelentes.
“Venho todo mês e não tenho do que reclamar. As enfermeiras e médicas são atenciosas e muito boas. Eu percebi que agora ficou mais fácil com mais médicos que temos, pois antes era uma demora grande”.
Outro destaque vai para a Unidade Básica de Saúde Amadeu Vivácqua, no São Félix II, revitalizada e entregue em abril de 2020. O importante centro de saúde atende mais de 1 mil pacientes por mês e agora dispõe, em anexo, de uma farmácia polo que atende todo o Núcleo e Morada Nova. A facilidade veio em boa hora para a dona de casa Fernanda Silva, 25 anos, que agora não precisa mais se deslocar para outras partes da cidade para adquirir medicações gratuitas.
“Eu achei muito boa essa farmácia, ficou mais fácil pra conseguir medicação, porque antes tínhamos que ir a Morada Nova para buscar, mas agora tudo mudou e é só alegria”, comenta a jovem.
O objetivo da farmácia polo é garantir maior agilidade e comodidade ao usuário, com uma farmácia com todos os medicamentos disponibilizados na rede municipal de saúde.
“A farmácia polo faz parte da assistência farmacêutica, onde a gente atende pacientes da Atenção Básica que vêm do HMM, dos centros de saúde como o Maria Bico Doce e o próprio Amadeu Vivácqua. Isso é importante principalmente porque os pacientes precisavam ir na Farmácia Polo do shopping em busca dos remédios, mas agora conseguimos atender aqui com a mesma medicação que tem lá”, explica o farmacêutico Wilynston Rogério Garcia.
Vale ressaltar que a UBS Amadeu Vivácqua realiza atendimentos estendido aos sábados, das 7h às 19h, de 15 em 15 dias.
Outro avanço no núcleo foi a entrega de uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em novembro de 2020, proporcionando atendimentos em menor tempo de resposta para a comunidade do Núcleo São Félix e adjacências, o que representa um saldo positivo em atendimento rápido e eficaz.
“Quando há ocorrência no perímetro ao qual a gente atende, eles passam o rádio pra gente atender. Isso se faz importante porque quando não tínhamos essa base aqui, a gente perdia muito tempo na ponte, mas agora facilita bastante para nós e principalmente ao paciente”, enfatiza o socorrista da base, Edésio Cabral.
Outras melhorias que não podiam ser deixadas de lado no Núcleo são as obras na Educação. Um dos destaques é a obra de revitalização da Escola Pequeno Pajé, no São Félix II, reinaugurada em junho de 2022. O espaço, que antes possuía salas em madeira, agora dispõe de um ambiente totalmente novo, amplo, adaptado e com uma quadra coberta. A atual gestora, Marileide Gomes, que por muitos anos atuou como professora no local, relembra as dificuldades antes da revitalização.
“A nossa escola estava muito deteriorada, principalmente nas salas que eram em madeira, o piso esburacado. Com a revitalização, melhorou tudo. A educação melhora, o entusiasmo dos alunos também, além da vontade de trabalhar dos servidores que aumenta mais ainda, porque um ambiente novo melhora tudo”, expõe a diretora.
Os residenciais Tocantins e Magalhães Barata também receberam obras construídas do zero, como os Núcleos de Educação Infantil (NEI) Olavo Bilac (Residencial Tocantins) e Álvaro José (Residencial Magalhães Barata). Padronizados para atender cerca de 300 crianças, os espaços trouxeram mais facilidade à população, como destaca o gestor do NEI Álvaro José, Josafá Silva.
“A dificuldade era muito grande, porque eles teriam que ir para longe, isso gerava uma dificuldade muito grande, mas agora está mais fácil, porque as crianças têm um NEI bem pertinho de suas casas e o prédio atende às necessidades de todos”, frisa.
A população também ganhou uma importante obra no quesito lazer e saúde. É a pista de caminhada Flaviano Carneiro de Sousa, “Pitita”, na Rua Magalhães Barata, loteamento Novo Progresso. Medindo 1.225 metros de extensão e 2,5 metros de largura, o espaço conta com acessibilidade como piso tátil, rampas, estacionamentos, pista de dança e academia ao ar livre. Em toda a extensão foram implantados 30 bancos e lixeiras.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Arquivo Secom