SMS: Centro de Controle de Zoonoses vai ganhar novo bloco cirúrgico
O prédio do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses vai ganhar um novo espaço, que será utilizado para realização das cirurgias. O novo bloco cirúrgico vai substituir o antigo espaço, que funciona dentro do atual prédio do centro e já não comportava a demanda.
Por semana são realizadas, em média, 20 cirurgias, principalmente em cães e gatos, que vão desde castração à eutanásia. “Esse bloco cirúrgico é uma ampliação da parte cirúrgica, pois só havia uma sala improvisada e aumentou a demanda das cirurgias”, explica o médico veterinário e coordenador do CCZ, Dr. Nagilvan Amoury.
Nagilvan explica ainda que as cirurgias são feitas para o controle da população animal, uma vez que o dono procura o CCZ e faz o agendamento da cirurgia, que acontece sempre na última semana de cada mês. A castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais, é vital para a própria saúde humana, uma vez que os animais sem os devidos cuidados, são potenciais transmissores de doenças.
Um projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, que ainda não foi votado, prevê a criação do Serviço Público Municipal Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. A meta do projeto é a castração de 40 animais por semana e a conscientização da população sobre a posse responsável dos animais. “A saúde animal está intimamente ligada à saúde humana, que posteriormente está ligada à saúde animal”, aponta Dr. Nagilvan Amoury.
A coordenação do CCZ também pede aos donos de animais que não os abandonem em vias públicas. “As pessoas adquirem o animal e depois deseja se desfazer quando ele apresenta qualquer ferimento. A pessoa tem que tratar bem o animal com alimentação, vacinação, higiene e não abandonar nas ruas, isso se torna um problema de saúde pública e até proliferar algum tipo de doença”, alerta Dr. Nagilvan Amoury.
O Centro de Controle de Zoonoses funciona todos os dias de domingo a domingo, localizado na Avenida 2000, bairro Novo Horizonte.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros