SMSI: GMM e DMSP intensificam combate a aglomerações e segurança nos abrigos
Além do apoio a contenção da Covid-19, desde o dia 26 de fevereiro, os servidores também estão trabalhando constante na operação enchente 2021, dando apoio a defesa civil
Ao longo da semana os órgãos de fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) tem prestado apoio a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Defesa Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e demais órgãos e secretarias, intensificado a fiscalização no combate a aglomerações, segurança dos abrigos e manutenção da ordem no município.
No sábado (28) a Guarda Municipal de Marabá (GMM) prestou apoio a Divisa na contenção de duas grandes aglomerações no município. A ação resultou na interdição dos locais que continham entre 500 e 1000 pessoas. A ação também contou com o apoio do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Polícia Civil e Militar.
Além do apoio a contenção da Covid-19, desde o dia 26 de fevereiro, os servidores também estão trabalhando constante na operação enchente 2021, dando apoio a defesa civil nas áreas ocupadas pelas pessoas atingidas pelas cheias dos rios. “Também mantemos os guardas da DMSP monitorando todo patrimônio público e logradouro municipais, como praças, hospitais e postos de saúde”, comenta o coordenador adjunto do DMSP, Robson Souza.
A GMM também tem atendido a várias denúncias de pipa com cerol. Nos últimos dias foram recolhidas linhas com cerol nos núcleos São Félix, Cidade Nova, Velha Marabá e Folha 26. Também foram atendidas denúncias de transtorno e vandalismo na rodoviária da Folha 32 e foi prestado apoio a um início de tumulto no HMM, com um senhor que causou tumulto para ser internado. Ambas situações foram resolvidas no local.
O órgão também atuou na segurança do estádio Zinho Oliveira, durante a estreia do Águia de Marabá no campeonato paraense 2021 e prestou auxílio a Semma no encerramento do Defeso da Piracema e no atendimento das denúncias de poluição sonora. As operações ocorreram tanto por terra, que foram feitas em vicinais, e as demais foram feitas no rio Tocantins, que vão até o município de Itupiranga.
Durante toda a semana são realizadas rondas nas praças e vias públicas da cidade, Orla de Marabá, Hospital Municipal, Hospital Materno Infantil e na rodoviária do KM-06. No domingo também são realizadas rondas nas feiras da Laranjeira, Folha 28 e Feira do Pôr do Sol.
Também está acontecendo a continuidade do Curso de Direção Defensiva e Evasiva ,ofertado pela GMM em parceria com o DMTU. A nova etapa ocorreu nesta segunda-feira (2) no Parque de Exposições de Marabá. A segunda turma contou com a presença de 13 agentes, totalizando até agora 29 agentes.
Eles tiveram orientação teórica sobre controle no trânsito, partindo do conhecimento do veículo, até possíveis cuidados com os outros atores das vias de tráfego. Logo após foi treinada a aplicação prática do que foi passado durante o primeiro momento de instrução.
Para pedir apoio da Guarda Municipal, utilize o número 153.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação