Vigilância Sanitária: Projeto Veraneio conta com curso e fiscalização intensiva para comerciantes de alimentos
O verão chegou e o Departamento de Vigilância Sanitária (Divisa), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já está trabalhando para garantir a saúde alimentar de todos os veranistas que frequentarão as praias de Marabá. Além da fiscalização, que ocorrerá durante todo o verão, e uma inspeção prévia, também está sendo ministrado um curso de manipulação de alimentos.
O curso é um pré-requisito para que se possa trabalhar nas praias durante o verão e está sendo executado em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan). O curso conta com 4 horas de aula teórica e ocorre no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIM). Além disso também é realizado uma avaliação médica para verificar a condição de saúde de quem manipulará o alimento e são feitas vacinações para evitar doenças contagiosas.
“Temos o curso toda semana, aonde abordamos a segurança, manipulação, armazenagem e descarte dos alimentos. Logo após realizamos consultas com um médico para avaliar as condições de saúde física, verificamos possíveis feridas nas mãos e realizamos a vacinação”, explica Daniel Soares da Silva, coordenador da Divisa. Feito os 3 procedimentos a pessoa recebe a carteirinha de manipulador de alimentos, que dura por seis meses.
Além disso é realizada uma inspeção prévia em cada barraca e será realizada fiscalização intensiva nas praias do Tucunaré e Geladinho, sobretudo durante o final de semana. As ações fazem parte do Projeto Veraneio, que engloba não só as ações na praia, como a festa junina e a Expoama.
Durante todo o verão uma equipe de seis pessoas da Vigilância Sanitária estará fiscalizando as barracas. Caso seja detectada alguma irregularidade as punições variam desde advertência, até apreensão ou multas. “Fatores que não ocorrem riscos sanitários muito altos costumamos apenas advertir e verificamos para ver se as medidas cabíveis foram tomadas. Caso seja algo mais grave pode ocorrer apreensão do produto ou até a apreensão da barraca”, pontuou. Daniel Soares.
Entre os principais pontos fiscalizados estão o cuidado no preparo de alimentos, descarte adequado do lixo, armazenamento e refrigeração de alimentos perecíveis e validade dos produtos. Também é feita a orientação que sobre higiene pessoal, higiene do local de trabalho, tanto interna como externamente, e dos utensílios e equipamentos utilizados no preparo.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio