Gestão: Prefeitura elabora projeto para facilitar localização de endereços da Nova Marabá
Os 15 bairros ganharão nomes de frutas regionais e as 444 ruas serão localizadas por nomes de aves da América do Sul.
O Projeto do Executivo Municipal encaminhado à Câmara de vereadores, na semana passada, dia 4 de agosto, prevê a mudança na identificação de endereços, excluindo as folhas, quadras e lotes, que existem atualmente, por nomes de bairros e ruas.
Nesta quinta-feira (07), parlamentares que integram a comissão de desenvolvimento urbano, obras, serviços públicos e transportes da câmara de vereadores, reuniram-se com representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Tecnologia para acompanhar a apresentação na íntegra do projeto, apresentado pelo secretário Ricardo Pugliese.
Segundo o Projeto de Lei encaminhado ao poder legislativo, os antigos endereços da Nova Marabá irão desaparecer e surgirão bairros com nomes de frutas regionais, totalizando 15 bairros. As ruas serão localizadas por nomes de aves da América do Sul, e as casas identificadas pelos números respectivamente, totalizando 444 ruas.
“Há dois anos começamos a levantar as dificuldades das empresas e de outros em localizar os endereços. A Nova Marabá é um grande núcleo e não um bairro então fizemos a medição e deu 15 quilômetros quadrados e configuramos em 15 bairros, pensamos então em renomear os bairros com nome de frutas e as ruas com nomes de aves para facilitar a localização dos imóveis”, explicou Ricardo Pugliese, secretário de Industria, Comércio e Mineração.
Ainda de acordo com Pugliese, todas as ruas deverão ser identificadas por placas, num total de 957 placas, que estarão constando o nome da rua, a imagem da ave e o CEP (Código de Endereçamento Postal).
O presidente da comissão de desenvolvimento urbano da Câmara, vereador Nonato Dourado, explica que após passar pelo parecer jurídico da casa de leis, o projeto segue para comissão de constituição e justiça e após parecer favorável é encaminhado à comissão de administração, em seguida retorna para a comissão de desenvolvimento urbano e segue para votação em sessão.
“A nova Marabá que foi formada há mais de 40 anos com folhas e quadras cresceu de forma desordenada e dificultou a localização de endereço, então o projeto mapeou todas as áreas e fez uma junção de folhas elaborando um novo mapa. Hoje temos em media 33 folhas que estarão se transformando em bairros”, disse vereador Nonato Dourado.
O projeto, de acordo com Ricardo Pugliese, recebeu o apoio de órgãos e entidades que representam vários setores da sociedade em geral, tais como; a Polícia Militar, Polícia Civil, Justiça Federal, Correios, Acim, Sindhotel, Conjovem, entre outros.
“Todos os órgãos e entidades demonstraram apoio por escrito ao projeto, e nós não vamos mudar nome de ruas, até porque não havia nome de ruas, estamos com uma possibilidade de reduzir as dificuldades de todos, incluindo a população, para identificar os endereços com mais facilidade”, explicou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento/ Raion Santos e Victor Haôr