
Covid-19: Mais de 700 idosos a partir de 75 anos foram vacinados neste sábado (06)
Centenas de idosos marabaenses, com mais de 75 anos, acordaram cedo, no sábado (6), colocaram suas máscaras e dirigiram-se até um dos cinco pontos de vacinação contra a covid-19, espalhados pelos 5 núcleos do município. Foram de 761 idosos desta faixa etária vacinados.
Esperança
“Hoje tenho mais esperança que ontem e é isso que temos que ter. Estou muito feliz de ter a primeira dose. Não temos outra solução, é confiar na ciência e confiar na vacina”, comemora Raimunda Pereira Marinho, 76 anos, moradora da Marabá Pioneira.
Ela se vacinou na Escola Judith Gomes Leitão, acompanhada pelo seu filho. Trabalhou com costura durante a maior parte da vida e pretende continuar. “Ainda faço trabalhos e pretendo continuar por um bom tempo. Aguardei muito por esse dia. A esperança que temos de seguir em frente é a vacina”, destacou.

Superação
Alguns superaram seus receios para encarar essa ‘nova etapa da vida’. “No início estava com medo. Mas todo ano eu tomo a vacina da gripe, por que não ia tomar essa que é mais importante?! Tenho 76 anos, mas após a vacina começo uma nova fase da vida, por que não?!”, indaga Francisco Rodrigues dos Santos.
Ele pede que as pessoas não tenham medo e faz uma convocação aos outros idosos que por ventura passem pelo mesmo receio que ele passou. “Tem gente que ainda não quer. Mas para mim é gente mal informada. Moro com minha neta e ela também me incentivou a vir. Temos que cuidar de nós. Venham se vacinar”, contou.

Ansiedade
Para alguns o dia era de satisfação pelo momento tão aguardado. Nelson Simplicio da Silva, 79 anos. Conta que achou que ainda demoraria mais para vacinar chegar à sua faixa etária.
“Acordei bem cedo hoje para vir. Estava muito ansioso. Tão perto dos 80 anos, não sabia quando estenderiam a faixa etária. Saiu satisfeito, fui muito bem atendido e não senti nenhum desconforto”, comenta.

Alegria
“Isso vai alegrar meu dia. É uma alegria para gente ver que a vacina está acontecendo”, comemora Francisco Pierre, 76 anos. Morando sozinho na Folha 17, ele se vacinou na escola Jhonatas Pontes Athias, na Nova Marabá.
“Estava o tempo todo esperando para poder me vacinar. Tem gente que não quer, mas do jeito que está, tem que vacinar sim. O atendimento está bom e foi tudo tranquilo. Fico feliz de ver tantos idosos vindo se vacinar”, reforça.

As mais de 1700 doses de vacina contra o novo coronavírus, que chegaram essa semana no município, encerraram-se no sábado, por volta das 12 horas (meio dia), devido à alta procura.
Portanto, os cinco pontos de vacinação estão temporariamente suspensos até a chegada de nova remessa de doses enviada pelo Governo Estadual. Assim que essas novas doses chegarem ao município, a vacinação em pessoas a partir de 75 anos será retomada e informada por meio do site e redes sociais da Prefeitura Municipal de Marabá.
Aqui você pode acompanhar como foi a vacinação dos idosos acima de 80 anos. E lembrem-se de usar máscara e manter o distanciamento social. A prevenção salva vidas.
Veja outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento