GMM: Canil da Guarda Municipal auxilia na busca de taxista desaparecido
O cão Snider é especializado em busca e resgate de pessoas. Participaram da ação três agentes da GMM, Policia Militar, Guarda Florestal e Bombeiros para encontrar o taxista nas margens do rio Itacaiúnas
Nesta terça-feira (28) o Canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM) foi acionado para participar das buscas pelo taxista, Gilmar Lima Leite, que estava desaparecido desde sexta-feira (24). Com a ajuda do cão Snider, da raça Pastor Belga Malinois, o taxista foi encontrado e agora recebe atendimento no Hospital Municipal de Marabá (HMM).
O cão e mais três agentes da GMM se juntaram a Policia Militar, Guarda Florestal e Bombeiros para encontrar o taxista nas margens do rio Itacaiúnas, Vila Café, zona rural do município. Segundo o coordenador do Canil da GMM, Helder de Souza Lourenço, foi o cão que levou os agentes até as margens do rio.
“Nosso trabalho foi todo nesse sentido. Pegamos vestígios do cidadão que estava perdido, fazendo com que o cão pudesse farejar por onde ele havia passado. O cão confirmou trilhas, pegadas e no fim doa dia, por volta das 18h o cidadão foi encontrado no local aonde o cão havia indicado”, conta.
O cão Snider é especializado em busca e resgate de pessoas. O Canil da GMM conta com outros 4 cães. A cadela Fúria, Zyah e Drayka, da mesma raça de Snider e o cão Spyke, da raça Pastor Alemão.
A cadela mais recente a integrar o grupo é a cadela Furia, especializada em proteção pessoal e faro de entorpecentes ela foi adquirida no fim do ano passado e participou esse ano de sua primeira operação este ano, na Folha 23, com a apreensão de uma arma de fogo da fabricação caseira.
O cão Zyah é o mais experiente, possui cinco anos, e já atua há quatro no município de Marabá, tendo participado de várias operações em conjunto com a Polícia Militar e o Exército Brasileiro. Spyke, sete anos, apesar de mais velho, atua somente na proteção patrimonial. Já Drayka foi adquirida ano passado mas já foi utilizada na apreensão de drogas, dinheiro e veículos no Bairro São Félix.
O canil também participou de uma ação solidária neste ano, aonde foram adquiridos alimentos para serem distribuídos para as pessoas carentes da cidade. Os bairros contemplados foram: Liberdade, Velha Marabá(cabelo seco), São Félix pioneiro, Morada nova, Nova Marabá(folha 01), Nossa Senhora Aparecida, Bairro Araguaia e seguimentos evangélicos. “Foi quase 1 tonelada de alimentos arrecadados, fizemos lives no Facebook do Canil para mobilizar as pessoas”, conta Lourenço.
Semma
Ele explica também que um dos usos mais recorrentes do canil se refere a crimes ambientais, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e o Agrupamento Ambiental da GMM. “É um trabalho que fazemos rotineiramente. Inclusive aos finais de semana, referente aos crimes de poluição sonora. Acompanhamos os agentes para dar suporte”.
Durante o período normal, sem pandemia, os cachorros também são utilizados em ações educacionais nas escolas e em capacitações em outros locais, como aconteceu na cidade de Parauapenas, auxiliando na capacitação do canil da cidade. “Já participamos de uma operação com a Polícia Federal, onde nosso cachorro identificou um veículo com 40 kg de drogas. Também realizamos rotineiramente operações nas rodoviárias e em cidades vizinhas como Goianésia e Itupiranga”, conclui Lourenço.
Veja mais fotos: